Menus Paginas

O Universo em contrarrelógio, iniciativa "Ignite IAstro" em Campo Maior no Centro Cultural


Investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço estão a percorrer o país e a levar o Universo a locais com menos acesso à divulgação de ciência.
Chama-se Ignite IAstro e estará em Campo Maior no próximo sábado, dia 20 de maio, numa iniciativa que conta com o apoio do Município.
Nove investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço vão falar sobre a sua investigação no Centro Cultural de Campo Maior, com início às 17:30 e entrada gratuita, naquele que será o 12º evento de uma digressão inédita em Portugal.
Na Digressão Ignite IAstro, os investigadores do IA estão dar a conhecer os temas da investigação que se faz neste instituto. O objetivo da iniciativa é levar o conhecimento sobre Astrofísica e Ciências do Espaço a vilas e cidades com menos acesso à comunicação de ciência nestas áreas.
Nos eventos Ignite IAstro, oito a dez investigadores apresentam a sua investigação em apenas cinco minutos cada. Seguindo o conceito dos eventos Ignite, cada investigador terá uma sequência de 20 slides, que avança automaticamente de 15 em 15 segundos.
O formato compacto dos eventos Ignite IAstro permite expor, em menos de uma hora, cerca de uma dezena de temas atuais da investigação em ciências do espaço. É uma oportunidade para saber mais sobre o Sistema Solar, as estrelas e a evolução das galáxias e do Universo.

PROGRAMA:

Titã: a Exploração de um Novo Mundo - Alberto Negrão
O Nascimento das Estrelas - Filipe Pereira
Galaxódromo - José Afonso
Os Monstros Galácticos - Fernando Buitrago
Astrobytaites - Ana Afonso
Surfar uma Onda Gravitacional - Nelson Nunes
Será que as constantes da Natureza variam? - Ana C. Leite
Energia Escura no Universo - Bruno Barros
A Expansão Acelerada do Universo - Vasco Ferreira

Sem comentários: