Menus Paginas

Agrupamento de Escolas de Campo Maior alerta alunos e encarregados de educação para os perigos do "jogo" que incita à auto mutilação


O Agrupamento de Escolas de Campo Maior, na sequência do que tem vindo a ser notícia nos vários órgãos de comunicação social, sobre o jogo designado de "Baleia Azul", solicitou a todos os professores e directores de turma para que, através dos alunos, fizessem chegar uma carta aos pais e encarregados de educação de todas as escolas, descrevendo os conselhos veiculados pela Polícia de Segurança Pública, sobre a matéria. Esta mesma informação foi enviada para a Associação de Pais e vai ser publicada no sítio da internet do agrupamento (www.aecampomaior.pt/site).
Esta acção partiu do gabinete de segurança da DSR Alentejo, que solicita a todos os intervenientes na comunidade escolar  que, ao tomarem conhecimento de tal situação, accionem de imediato os alertas junto das autoridades policiais/Escola Segura.
De uma forma sucinta a carta explica no que consiste este jogo. Consiste na superação de cerca de 50 desafios, entre eles a automutilação sendo o desafio final o suicídio do participante/jogador.
Nessa medida:
- Aconselha-se aos pais a manterem-se informados relativamente ao jogo e alertar as crianças e jovens  para as suas implicações;
- Deve existir uma maior supervisão e monitorização das actividades dos filhos na internet e das redes sociais;
- Importa ainda que os pais alertem as crianças sobre os riscos de adicionar desconhecidos e recomendem que apenas a família, amigos e pessoas da escola façam parte da lista de amizades nas redes sociais;
- A PSP recomenda ainda o bom uso dos meios digitais e informa que não há necessidade de proibir o acesso aos mesmos;
- Ressalva-se que o mais importante é incentivar o diálogo e o debate no seio familiar sobre assuntos relacionados com a segurança, perigos e privacidade na internet de forma a promover um maior conhecimento por parte das crianças e jovens;
- Sempre que os pais suspeitem que as crianças ou jovens estejam a ser alvo de violência psicológica ou intimidação devem dirigir-se à Esquadra da PSP ou Posto da GNR mais próximo e efectuar uma denúncia relatando todos os factos.

Notícia relacionada:

Portalegre/Baleia Azul: Comandante da PSP reforça importância de alertar jovens sobre os perigos da internet


O Comandante da PSP de Portalegre reforçou, a importância de informar os jovens sobre os perigos e riscos de utilização das redes sociais e da internet.
Joaquim Simão falava na sequência das noticias em torno do “jogo” Baleia Azul que, através da internet, incentiva ao suicídio e que já motivou a abertura de três inquéritos em Portugal, um dos quais na Comarca de Portalegre.
A PSP está a preparar-se para ajudar as pessoas que possam ser vítimas deste “jogo” da morte mas, Joaquim Simão sublinha que este tipo de crimes é da competência da Policia Judiciária.
Joaquim Simão acrescenta que, para evitar cenários potenciados por “jogos” na internet, os jovens devem assegurar-se de quem são as pessoas com quem travam conhecimento no ciberespaço e os pais devem, tanto quanto possível, acompanhar a actividade dos jovens na internet e alertá-los para os perigos existentes.
Portalegre, Setúbal e Faro são as três comarcas portuguesas onde decorrem investigações, no âmbito de inquéritos, relacionados com a prática do "jogo" Baleia Azul.
O Ministério Público, responsável pela abertura dos inquéritos em investigação, está atento à situação e não descarta a aplicação de medidas processuais, previstas na lei do cibercrime, incluindo o bloqueio de hiperligações.
O Baleia Azul nasceu na Rússia. O “jogo” incita, através da internet, à auto mutilação e ao suicídio.

Sem comentários: