Menus Paginas

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios assinala-se hoje, 18 de Abril, com o tema "Património Cultural e Turismo Sustentável"


Assinala-se hoje, terça-feira dia 18 de Abril o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.
As comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, instituído pelo ICOMOS, pretendem promover os monumentos e sítios históricos e valorizar o património português, ao mesmo tempo que tenta alertar para a necessidade da sua conservação e protecção, tendo este ano com o tema "Património Cultural e Turismo Sustentável".
Este dia foi criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) a 18 de abril de 1982, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objectivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua protecção e valorização. Celebrando o património nacional, comemora também a solidariedade internacional em torno do conhecimento, da salvaguarda e da valorização do património em todo o mundo. Em Portugal as ações a desenvolver são coordenadas pela Direcção Geral do Património Cultural (DGPC) através da Rede Portuguesa de Museus.

Sem comentários: