Menus Paginas

Almaraz: Portugal diz que armazém de resíduos da central nuclear é “seguro”

Foto: Global Imagens

Portugal considera que a construção de um armazém para resíduos, na central nuclear espanhola de Almaraz, é adequada e segura. O parecer consta do relatório de um grupo de trabalho, divulgado esta quinta-feira, segundo o qual "não se estimam impactos transfronteiriços significativos em situação normal de funcionamento do armazém nem em caso de acidentes severos".
Recorde-se que Portugal apresentou uma queixa na Comissão Europeia contra Espanha, por não ter informado acerca da intenção de construir o armazém para resíduos nucleares e não ter realizado um estudo de impacto transfronteiriço, tendo em conta que esta central está situada a apenas 100 quilómetros da fronteira portuguesa, com os distritos de Portalegre e Castelo Branco.
A queixa foi entretanto suspensa e surge agora esta nova posição do governo português, depois do trabalho coordenado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Os ambientalistas já criticaram a posição do governo, nomeadamente por considerarem que a construção do armazém de resíduos nucleares, junto à central de Almaraz, é um pretexto do governo espanhol para que se prolongue o prazo de vida da central nuclear depois de 2020.

Sem comentários: