Menus Paginas

Alerta para cuidados com nova nota de 50 euros, PSP vai efectuar várias acções de sensibilização


A partir de segunda-feira, dia 6 de Março, a Polícia de Segurança Pública (PSP) vai intensificar os contactos pessoais e as acções de sensibilização junto de comerciantes, idosos e de alunos do 3.º ciclo e ensino secundário. Isto para dar a conhecer as principais alterações da nova nota de 50 euros que entrará em circulação a 4 de Abril. 
A Operação “nova nota de 50€ - a nova face do euro” vai decorrer até ao dia 6 de Abril para sensibilizar o público mais vulnerável a eventuais burlas.
As notas antigas continuam a ser válidas e ninguém está mandatado para recolher notas em nome do Banco de Portugal ou de qualquer instituição bancária. Os cidadãos poderão continuar a utilizar a nota da primeira série, sem restrição e não há necessidade de efectuar trocas. Quem o pretender fazer deve dirigir-se a um balcão bancário ou a uma tesouraria do Banco de Portugal.
A PSP sugere que os cidadãos liguem para a Polícia caso verifiquem alguém a tentar fazer troca de notas porta a porta ou fora dos locais autorizados.
A nova nota de 50 euros inclui elementos de segurança, tais como o número esmeralda na frente e a janela com o retrato da Europa, figura mitológica, que é visível tanto na frente como no verso quando se coloca a nota contra a luz.

Sem comentários: