O mapeamento solar do distrito de Portalegre tem como primordiais objectivos a promoção do aproveitamento de energia solar, térmica e fotovoltaica, bem como a caracterização e posterior avaliação do recurso solar, para que sejam dimensionadas e instaladas centrais com tecnologias de concentração solar.
A Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo (AREANATejo), opera desde 2013, e dispõe de uma rede de medida de radiação solar global que, no Alto Alentejo, conta com onze municípios munidos de piranómetros para medição desta radiação solar: Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Elvas, Fronteira, Gavião, Monforte, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel, tendo ainda a colaboração do Instituto Português de Energia Solar (IPES).
A estação, considerada central, localiza-se no Campus da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, pertencente ao Instituto Politécnico de Portalegre.
De modo a compilar os resultados recolhidos, num período temporal uniforme para todas as estações, foi elaborado um relatório sumario das medições de radiação solar global no distrito de Portalegre, disponibilizado para vossa consulta no link: https://www.sendspace.com/file/cwcmu2 . O mapeamento solar do distrito de Portalegre permitirá alcançar dois objetivos específicos para a região, nomeadamente:
1) promover o aproveitamento da energia solar, térmica e fotovoltaica, com recurso a tecnologias de concentração e;
2) caracterizar e avaliar o recurso solar para o dimensionamento, financiamento e instalação de centrais com tecnologias de concentração solar de pequena, média e grande dimensão.
Sem comentários:
Enviar um comentário