Menus Paginas

Seis distritos estão, esta segunda-feira sob aviso amarelo, devido à previsão de vento forte, chuva e agitação marítima


Seis distritos de Portugal continental estão, esta segunda-feira sob aviso amarelo, devido à previsão de vento forte, chuva e agitação marítima
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Beja, Faro e Coimbra estão sob alerta devido à previsão de vento do quadrante sul, com rajadas até 80 quilómetros por hora, em especial na faixa costeira.
O aviso de vento para aqueles três distritos vai estar em vigor entre as 12 horas e as 21 horas desta segunda-feira.
O IPMA colocou também os distritos de Leiria, Lisboa e Setúbal devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada, ondas de sudoeste com quatro metros e vento do quadrante sul, com rajadas da ordem dos 80 quilómetros, em especial na faixa costeira.
Os distritos de Leiria, Lisboa e Setúbal vão estar sob aviso Amarelo entre as 12 horas as 21 horas.
O aviso Amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, indica situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê para Portugal continental céu muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, podendo ser fortes a partir da tarde no litoral oeste a sul do Cabo Mondego, e sendo fracos e pouco frequentes nas regiões do interior.
A previsão aponta ainda para a possibilidade de ocorrência de trovoada nas regiões do litoral Centro e Sul a partir da tarde e queda de neve acima de 1200/1400 metros, subindo a cota para os pontos mais altos da Serra da Estrela a partir da manhã.
O instituto prevê ainda vento moderado predominando de sueste, soprando moderado a forte no litoral, por vezes com rajadas até 80 quilómetros por hora em especial a sul do Cabo Mondego, e forte nas terras altas com rajadas até 90 quilómetros por hora e subida da temperatura mínima.
Quanto ao estado do tempo, em Lisboa e Porto vai oscilar entre os nove e 14 graus Celsius, em Vila Real entre dois e sete, em Viseu entre três e nove, em Bragança entre -1 e nove, na Guarda entre um e sete, em Coimbra entre nove e 13, em Santarém entre nove e 14, em Castelo Branco entre três e onze, em Évora entre seis e 14, em Beja entre sete e 14 e em Faro entre 13 e 18.


Sem comentários: