Menus Paginas

Pedro Marques anuncia em Elvas lançamento do concurso para a 1ª empreitada da requalificação ferroviária do corredor Sines – Caia


A requalificação da linha ferroviária de mercadorias Sines-Caia vai começar em Elvas, o concurso será lançado na próxima Primavera, para que obra possa concluir-se em 2018 disse, hoje, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.
Segundo Pedro Marques a primeira empreitada, com um investimento na ordem dos 18,5 milhões de euros, vai requalificar o troço que liga Elvas à fronteira com Espanha, um total de 9 km de renovação integral, que implica a reabilitação de duas pontes e a ampliação da estação de Elvas, para que possa receber os maiores comboios de mercadorias com uma extensão de 750 metros.
O governante falava, em Elvas, durante as cerimónias comemorativas dos 358 anos da Batalha das Linhas de Elvas, depois de ter estado presente, no salão nobre da autarquia local, no ato de assinatura de contratos de financiamento, num valor de cinco milhões de euros.
Os contratos, assinados entre o Alentejo 2020 e a Câmara Municipal de Elvas, contemplam a adaptação da antiga Casa dos Fornos a Reservas do Museu de Arte Contemporânea de Elvas; reabilitação e adaptação da antiga Manutenção Militar a Museu de Arqueologia e Etnografia e iluminação de 19 monumentos.
O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha agradeceu publicamente o empenho do ministro Pedro Marques, para pôr em marcha os fundos comunitários, que permitiram a assinatura destes contratos e consequente investimento na cidade Património Mundial.
O autarca reforçou ainda o contínuo empenho e determinação do município na recuperação patrimonial, que tem contribuído para a afirmação de Elvas a nível nacional e internacional.
Este sábado, feriado municipal em Elvas, as ruas encheram-se de populares que se quiseram associar às cerimónias militares e militarizadas, o ponto alto das comemorações dos 358 anos da Batalha das Linhas de Elvas.

Sem comentários: