Menus Paginas

Por prevenção dos furtos de azeitona, Município de Campo Maior interdita estradas


Desde o início da campanha da apanha da azeitona 2016/17, só no concelho de Campo Maior, os militares da GNR já recuperaram mais de 10.000 quilos que foram furtados nos olivais daquele município.
Atenta a este flagelo, e como forma de previr esses furtos e dando continuidade às preocupações tornadas públicas na última reunião do Conselho Municipal de Segurança, a Câmara de Campo Maior, decidiu condicionar o acesso de viaturas a estradas (EM) e caminhos municipais (CM).
Até a próximo dia 18 de Fevereiro de 2017, os CM’s 1109, 1114 e 1115 e a Estrada do Carrasco, têm o acesso condicionado, excepto as viaturas de agricultores residentes e a prestadores de serviços.
Para poderem utilizar as referidas rodoviárias, os proprietários das viaturas envolvidas na apanha e comércio da azeitona, devem solicitar uma autorização, devidamente fundamentada, na Câmara Municipal.
Fonte do município de Campo Maior justificou que a decisão “surge como medida de prevenção do furto de azeitona”.
Ao Lidador Notícias (LN), o Tenente-coronel Belchior porta-voz do Comando Territorial de Portalegre (CTP) da GNR, revelou que desde o começo da campanha, início de Novembro, no concelho de Campo Maior “houve a participação de 11 furtos, foram recuperados 10.261 quilos de azeitona, 8 pessoas foram detidas e 7 identificadas”, justificou.
O oficial acrescentou que “a Guarda está nos campos atenta a este flagelo e procura minorar os furtos e os prejuízos dos agricultores”, rematou.
A situação é de tal forma preocupante que os agricultores do distrito de Portalegre já reuniram, na sede da Associação de Olivicultores da Região de Elvas (AORE), onde debateram o furto de azeitona na região.
Segundo a AORE, uma das principais associações do país no sector, ainda que no início “nesta campanha os furtos em olivais de Elvas e Campo Maior já atingiram proporções elevadas”, justificaram.

Sem comentários: