Menus Paginas

Morreu João Havelange antigo presidente da FIFA. Era sócio honorário do Sporting Campomaiorense

João Havelange foi proposto para Sócio Honorário do Sporting Clube Campomaiorense por Rui Nabeiro. Imagem da proposta: SC Campomaiorense
Morreu o ex-atleta e antigo presidente da FIFA, o brasileiro João Havelange, nesta terça-feira, aos 100 anos, no Rio de Janeiro. O mês passado, o ex-dirigente tinha sido internado devido a uma pneumonia. Morreu de uma infecção respiratória, avança o jornal Globo. João Havelange era sócio honorário do Sporting Clube Campomaiorense.
De origem belga, Jean-Marie Faustin Goedefroid de Havelange, conhecido por João Havelange, foi uma das figuras mais poderosas e influentes da história do desporto. Foi presidente da Confederação Brasileira de Desportos (CBD) durante a fase "mais vitoriosa do futebol" brasileiro, diz o site ESPN. Foi presidente da FIFA de 1974 a 1998. Integrou o Comité Olímpico Internacional (COI) por mais de quatro décadas, mas renunciou no final de 2011 alegando problemas de saúde. (in Publico)
João Havelange na entrega dos troféus no Torneio em Campo Maior. Foto: Joaquim Folgado
Recorde-se que João Havelange era sócio honorário do Sporting Clube Campomaiorense.
Aproveitando a passagem de João Havelange por Campo Maior, Rui Nabeiro, presidente honorário do clube, propôs João Havelange como sócio honorário do Campomaiorense, o qual aceitou de bom grado.
Tudo que aconteceu aquando realização do I Torneio da Lusofonia João Havelange entre selecções de sub-20, organizado sob a égide da Federação Portuguesa de Futebol. Este torneio teve lugar no ano de 1998, com o Estádio Capitão César Correia, em conjunto com Elvas e Portalegre, a receber um dos grupos do torneio.
Foram oito as equipas que participaram neste torneio: Portugal, com duas equipas, Cabo Verde, Brasil, S. Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique e Guiné. Uma das selecções de Portugal ficou mesmo instalada em Campo Maior, onde disputou os seus jogos.
O ponto alto deste Torneio, que servia também para homenagear João Havelange, o presidente honorário da FIFA, teve lugar em Campo Maior, onde se disputou a final entre Portugal e Brasil. No final a vitória acabou por sorrir á selecção brasileira por uma bola a zero.

Sem comentários: