Menus Paginas

Dois amigos, um país. Um destino, dois caminhos. De Campo Maior até Merzouga, em Marrocos


"Dois amigos, um país. Um destino, dois caminhos". De Campo Maior até Merzouga em Marrocos.
Bem podíamos estar a falar do título de um livro de aventuras, mas não. Estamos apenas a falar de uma aventura que bem poderá dar um livro. Trata-se de uma viagem que dois amigos vão fazer até Marrocos, à qual chamaram "Marrocos In Loco Solo", que tem o ponto de partida em Campo Maior e a chegada em Merzouga, Marrocos.
Mas não se trata de uma simples viagem qualquer, nem de quaisquer dois amigos. Os protagonistas desta história são os campomaiorenses Miguel Sena e Flávio Porto. Dois amigos ligados através dos desportos motorizados, que já participaram, no ano passado, numa viagem a Marrocos, também ela inovadora e que se chamou, e ficou conhecida como "Épico Passeio de Motorizadas".
Mas desta vez é diferente, desta vez a viagem é a só. E passamos a explicar:
O Miguel Sena e Flávio Porto vão sair juntos de Campo Maior, na tarde do dia 22 de Abril, num jipe que foi adaptado para o transporte de uma motorizada, e têm o regresso previsto para o dia 1 de Maio. A primeira etapa será chegar juntos até  à cidade marroquina de Tanger.
A partir daqui começa a verdadeira aventura que estes dois campomaiorenses se propuseram fazer. Vão separar-se e seguir caminhos diferentes, um deles no Jipe, o Flávio Porto, e o outro, Miguel Sena, na motorizada nacional - que já no ano passado fez o percurso a Marrocos -, para alcançar um destino comum. O primeiro, no Jipe seguirá o percurso que será junto à fronteira com a Argélia, e o segundo, na motorizada, fará o seu percurso no lado oposto, junto à costa atlântica.
Os dois, a meio do percurso, no dia 25 de Abril, vão encontrar-se, em Imilchil, um local onde no ano passado ficaram retidos e fizeram amizade com um habitante local, de seu nome Lhousain. No fundo esta aventura tem um objectivo solidário, os dois amigos campomaiorenses vão levar calçado para as crianças, uma máquina de café e iluminação em led's para a casa do amigo, fazendo a instalação adaptando a actual, que ele tem de baterias, dado que não tem energia eléctrica da rede.
No dia seguinte, cada um volta a seguir o seu caminho, estando previsto voltar a encontrar-se no dia 29 de Abril, agora nas dunas de Erg Chebbi em Merzouga, para descansar e regressar no dia seguinte, novamente juntos, já com a motorizada acoplada ao jipe.
Ao Campomaiornews, sobre esta viagem Flávio Porto revelou que "nós desde meados de Outubro que estamos a preparar esta viagem a Marrocos a só", acrescentando que esta viagem "é mais uma aventura das nossas, e e a viagem do ano passado foi fora do comum esta não será diferente". No total o Miguel, na motorizada, fará cerca de 1000 km e o Flávio, no jipe, 1800 km em solo marroquino.
De acordo com Flávio, os dois amigos têm apenas em comum "evitar grandes cidades ou locais mais conhecidos já que talvez os locais mais conhecidos que vamos passar serão as Gargantas do Todra e as de Dades respectivamente, ficando o Miguel em povoações mais pequenas e eu onde calhar, visto que o jipe também foi adaptado para ser a minha residência durante esse período", esclareceu.
Aos arrojados amigos, Flávio Porto e Miguel Sena, o Campomaiornews deseja sorte nesta aventura e espera poder ir dando notícias do desenrolar desta viagem, onde os dois só têm três pontos em comum: o ir, o encontro a meio e o vir.

                           Miguel Sena (à esquerda) e Flávio Porto à (direita)                                                                 Miguel Sena com o amigo  Lhousain, em Imilchil, em 2015             




Mapa dos percursos da viagem "Marrocos In Loco Solo"



Sem comentários: