Os “cabeças de rua” foram homenageados, esta noite, de 28 de Agosto, nas Festas do Povo de Campo Maior, por representarem o espírito de trabalho e determinação de todos os campomaiorenses. A homenagem teve lugar no palco principal "Amo Campo Maior", junto ao Hotel Santa Beatriz.
Escolhido pelos moradores de cada rua, é ao “Cabeça” que cabe orientar, distribuir tarefas e escolher o local para a realização dos trabalhos.
O presidente da Câmara Municipal de Campo Maior assinalou que a homenagem aos “cabeça de rua” era também uma homenagem aos “milhares de campomaiorenses que participaram, de forma altruísta, na construção destas grandes Festas”.
Ricardo Pinheiro destacou a qualidade dos trabalhos, que voltaram “a deslumbrar o mundo”, acrescentando que “se hoje este evento já atrai atenções um pouco por todo o lado, a classificação como Património Cultural Imaterial da Humanidade vai levar as Festas do Povo aos quatro cantos do mundo, tal como aconteceu, por exemplo, com o Fado e o Cante Alentejano”.
O Presidente da Associação das Festas do Povo, João Rosinha, salientou que “aos ‘cabeças de rua’, homens e mulheres, coube sempre uma das tarefas mais difíceis, que é a de planear, orientar e dirigir os trabalhos da sua rua, fazendo-o de forma harmoniosa e conciliadora.
João Rosinha disse que esta homenagem deve ser feita sempre que organizem festas, porque é a forma de homenagear “toda a população de Campo Maior”.
Imagens da Homenagem aos "cabeça de rua"
Sem comentários:
Enviar um comentário