Menus Paginas

Café Memória em Campo Maior

A Sonae Sierra e a Associação Alzheimer Portugal acabam de assinar um protocolo com a Associação Coração Delta e a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior que marca a primeira expansão do projeto CAFÉ MEMÓRIA para fora da região da Grande Lisboa. Com este acordo, o projeto com pouco mais de um ano de existência passa, assim, a contar com cinco pontos de encontro: três em Lisboa, um em Cascais e agora, também, em Campo Maior.
O CAFÉ MEMÓRIA de Campo Maior é um projeto liderado pela Associação Coração Delta que ficará encarregue pela sua implementação na região e pelo envolvimento dos seus voluntários e conta com o imprescindível apoio técnico da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, que irá disponibilizar profissionais de saúde para a coordenação das sessões. A primeira sessão está prevista para o próximo mês de setembro.
O projeto CAFÉ MEMÓRIA foi criado em abril de 2013, com sessões a decorrerem nos Centros Comerciais da Sonae Sierra, no Centro Colombo e no CascaiShopping. Em Fevereiro deste ano, através da parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, foram criados mais dois novos CAFÉS MEMÓRIA, com sessões que decorrem na Cafetaria do Museu de S. Roque e no Espaço Santa Casa, em Lisboa.
As iniciativas têm como objetivo proporcionar um local de encontro para a partilha de experiências e suporte a pessoas com problemas de memória ou demência, seus familiares e cuidadores. O projeto CAFÉ MEMÓRIA pretende assim contribuir para a melhoria da qualidade de vida e redução do isolamento social em que estas pessoas muitas vezes se encontram.
Desde o seu lançamento, foram realizadas 38 sessões, sendo que o projeto mobilizou mais de 650 participações, maioritariamente cuidadores e familiares de pessoas com demência, e contou com uma equipa de 60 voluntários que já dedicaram 1.150 horas a este projeto.
Elsa Monteiro, Diretora de Sustentabilidade da Sonae Sierra, sublinha que “o sucesso da iniciativa que lançámos há pouco mais de ano possibilitou que levássemos o projeto a outros pontos do país, cumprindo o nosso objetivo mais cedo do que previsto. Esta parceria assinala a primeira expansão do CAFÉ MEMÓRIA para fora de Lisboa e vem reforçar a sua relevância junto das pessoas com problemas de memória e demências, bem como os seus familiares e cuidadores”.
“Constitui mais uma motivação para continuarmos determinados em fazer chegar a iniciativa a mais pessoas”, conclui Elsa Monteiro.
Para João António Carneiro da Silva, Presidente da Associação Alzheimer Portugal “o Café Memória é, sem dúvida, um projeto de enorme valor para a Alzheimer Portugal. São estas iniciativas de proximidade e contacto direto, tanto com cuidadores como com pessoas com demência que nos ajudam a reforçar a nossa ideia de que é necessário uma sociedade que verdadeiramente integre as pessoas com demência e reconheça os seus direitos, eliminando o estigma e isolamento social. Estamos agora a dar o primeiro passo para levar o Café Memória mais longe, a mais pessoas que são afetadas pelo problema das demências e que vivem fora dos grandes centros urbanos. Esperamos que este seja o primeiro de muitos Cafés Memória espalhados por todo o país.”
O Senhor Comendador Rui Nabeiro, Presidente da Associação Coração Delta, refere que “esta parceria é uma iniciativa extremamente positiva, pois eleva os níveis de qualidade de vida de muitas pessoas que sofrem com problemas de memória ou demência, dos familiares e cuidadores residentes em Campo Maior e nos concelhos limítrofes.
O Coração Delta associa-se a este projeto porque conhece a dura realidade de muitas famílias alentejanas. Acredito que todos temos um papel fulcral na sociedade – há sempre algo para fazer, por muito insignificante que a nossa contribuição pareça devemos vê-la como uma questão de compromisso, participação e co-responsabilização pela vida em sociedade.
A implementação do Café Memória em Campo Maior dinamizará e ajudará as pessoas afetadas, eliminando o duro estigma social e o isolamento a que estão sujeitas.
O objetivo desta parceria está em perfeita sintonia com os valores e com a missão que Associação Coração Delta defende. Esperamos que esta iniciativa, seja exemplo e vontade para mais instituições se unirem e defenderem esta causa por todo o país. A promoção do bem-estar das pessoas que sofrem este tipo de patologias deve ser uma preocupação nacional, pois é um problema de saúde pública relevante para Portugal”, conclui.

Sem comentários: