Menus Paginas

"Vamos daqui, de Campo Maior, bastante satisfeitos"

Entrevista a Pedro Pauleta, em Campo Maior, durante o estágio da selecção de futebol de sub-15


Pedro Pauleta em Campo Maior      Foto:Joaquim Candeias
Pedro Pauleta foi o director da Federação Portuguesa de Futebol que acompanhou a selecção de futebol de sub-15 num estágio que foi realizado em Campo Maior (de 7 a 12 de Junho), e que envolve duas partidas de preparação frente à congénere Suiça. A primeira das partidas foi disputada no dia 10 de Junho, em Campo Maior, no Estádio Capitão César Correia, com Portugal a vencer por duas bolas a uma. No próximo dia 12, as selecções irão defrontar-se na cidade de Portalegre.
O Campomaiornews esteve à conversa com o antigo internacional português, actual director da Federação Portuguesa de Futebol. Com a simpatia que o caracteriza, Pauleta acedeu a uma pequena conversa connosco, no intervalo do jogo frente à Suiça. Na presença do Presidente da Associação de Futebol de Portalegre, Nuno Silva, do Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Ricardo Pinheiro, e dos seus congéneres da Federação Suiça de Futebol, com os quais fez questão de trocar algumas lembranças, Pauleta mostrou-se satisfeito com o estágio da selecção.
“Em primeiro lugar quero manifestar a satisfação pela forma como fomos recebidos e tratados aqui em Campo Maior”. Foi assim que Pauleta iniciou o diálogo connosco, realçando "a hospitalidade e as condições que nos foram colocadas à disposição nesta região do país, pelo que vamos daqui de Campo Maior bastante satisfeitos".
Lembrando que “esta selecção, neste escalão de sub-15 não tem competições oficiais, pelo que é a primeira vez que se junta como tal, nestes jogos particulares”, acrescenta que o lote de jogadores escolhidos para este estágio “já tinham sido referenciados na época anterior, e vão começar a ganhar ritmo competitivo neste tipo de jogos”. No horizonte estará a selecção de sub-16 que terá competições oficiais na próxima temporada.
Mostrando-se satisfeito com o resultado obtido neste estágio, com uma vitória em Campo Maior conseguida precisamente no Dia de Portugal, Pauleta espera repetir o êxito na segunda partida, frisando no entanto que “o mais importante neste momento é a experiência que estes jovens têm que adquirir, e o ritmo competitivo que têm que ganhar de caras ao futuro”.
Nesta altura, e com o Mundial do Brasil à porta, não podia faltar nesta conversa a referência ao assunto. Pauleta mostra-se convencido que Portugal “vai certamente fazer um bom Mundial, pois temos uma equipa com excelente qualidade”, adiantou. Sobre o acompanhamento da selecção no Brasil, o ex-internacional português confessou ao Campomaiornews que “na primeira fase do campeonato não vou ter oportunidade de me deslocar”. No entanto, com um sorriso estampado no rosto, Pauleta assegurou que “só vou ver os jogos de Portugal lá no Brasil, já na segunda fase ...”, deixando antever a esperança num bom resultado da nossa selecção.
No final do estágio em Campo Maior Pauleta deixou bem vincada a sua forma de estar no futebol, com alegria e simpatia, distribuindo alguns autógrafos e tirando fotos com os jovens adeptos campomaiorenses.

Perfil

Pedro Miguel Carreiro Resendes, mais conhecido como Pauleta, nasceu em Ponta Delgada no dia 28 de Abril de 1973. Foi um jogador português de futebol, nascido no arquipélago de Açores, mais precisamente no Desportivo de S. Roque na ilha de São Miguel.
Em Agosto de 2010, três anos depois de se retirar oficialmente, Pauleta anunciou que regressaria aos relvados em Setembro de 2010 para representar o Desportivo de S. Roque, clube local, onde nasceu, da Ilha de São Miguel, Açores. Representou durante vários anos a Selecção Portuguesa de Futebol.
Pauleta tornou-se no primeiro internacional português a nunca ter jogado no campeonato português (Primeira divisão de Portugal) a representar a Selecção Portuguesa. Tornou-se o recordista histórico de golos pela selecção, ultrapassando a marca de 41 golos de Eusébio, a 12 de Outubro de 2005 contra a Letónia. Ao todo, Pauleta marcou 47 golos pela selecção portuguesa, vindo a ser ultrapassado por Cristiano Ronaldo em Março de 2014.
Representou a equipa das Quinas no Euro 2000, no Campeonato do Mundo de 2002, no Euro 2004 e no Campeonato do Mundo de 2006, na Alemanha.
Actualmente, aos 41 anos de idade, Pauleta, um dos embaixadores do futebol português, é Director na Federação Portuguesa de Futebol, acompanhando principalmente as selecções jovens.

Fotos do convívio em Campo Maior - Fotos: Joaquim Candeias


Sem comentários: