Menus Paginas

Autárquicas 2013 – Freguesia de Expectação


Nossa Senhora da Expectação é uma das duas freguesias urbanas do concelho de Campo Maior, e a segunda maior, com 105,07 km2, e regista 3467 eleitores inscritos. Esta freguesia de Campo Maior tem vindo a apresentar um aumento no número de eleitores, desde 2005, que era de 3102 e para as próximas eleições é de 3467, o que significa um aumento de 365 eleitores.
A presidência da Junta de Freguesia é atualmente ocupada por Ana Paula Jangita, do Movimento A Nossa Terra Campo Maior.
Como se pode verificar no quadro ao lado, a presidência da Junta de Freguesia de Nossa Srª da Expectação, à exceção do atual mandato, pertenceu sempre ao Partido Socialista. Curiosamente o PS nas últimas eleições autárquicas perdeu para o Movimento a Nossa Terra Campo Maior a liderança das duas Juntas de Freguesia urbanas e da Assembleia Municipal. É de salientar que o grupo de independentes do Movimento ANTCM se apresenta agora a sufrágio através do MPT.
Para um melhor entendimento, importa aqui explicar como se processa esta eleição. Os eleitores são chamados a votar para a Assembleia de Freguesia, que no caso de Nossa Srª da Expectação é composta por 9 elementos. Uma vez eleitos os membros da Assembleia, na primeira reunião são escolhidos então os membros da Junta de Freguesia que é composta por três elementos: o Presidente, o Tesoureiro e o Secretário. O Presidente é sempre o cabeça da lista mais votada, enquanto o Tesoureiro e o Secretário são nomeados pela Assembleia. Depois desse processo, os três elementos que integram a Junta de Freguesia são substituídos por membros que integraram as listas na eleição. Ficamos então com a Assembleia de Freguesia composta por 9 elementos, e a Junta de Freguesia por 3 elementos. Tudo isto de acordo com a legislação em vigor, nomeadamente a Lei nº 169/99, de 18 de Setembro, alterada pela Lei 5-A/2002, de 11 de Janeiro.
Como se pode verificar nos quadros publicados em baixo, até 2001, apenas três partidos concorreram à presidência desta Junta de Freguesia, O PS a CDU e o PSD. Em 1997 surgiu o PRD também na corrida. Em 2005 e 2009, devido às cisões internas do PS de Campo Maior, surgiram os movimentos independentes (MICM e ANTCM) que mediram forças com o PS a CDU e o PSD, e também com o Bloco de Esquerda que surgiu pela primeira vez nas últimas eleições.
A partir de 2001 verifica-se uma grande quebra por parte da CDU e do PSD, que atingiram mínimos históricos na votação nesta freguesia. A bipolarização que se registou a partir dessa data, com o aparecimento dos movimentos independentes, resultantes das cisões internas do Partido Socialista, contribuíram em grande parte para essa situação, ao ponto de nas últimas eleições um deles, ANTCM, ter conquistado a Junta de Freguesia com maioria absoluta.
Para as próximas eleições vão apresentar-se cinco forças partidárias a sufrágio, situação que acontece pela segunda vez na história das eleições autárquicas em Nossa Srª da Expectação, sendo que a primeira aconteceu há precisamente quatro anos. BE, PS, MPT, CDU e PSD vão medir forças na luta pela conquista da Junta de Expectação.
O BE apresenta José Carlos Soares, o PS João Rosinha, a CDU Sandra Rosa, o MPT Teresa Carita e o PSD apresenta Inês Roque. Esta é a Junta de Freguesia do concelho à qual concorrem o maior número de mulheres, que são três, contra apenas dois homens.
Com uma abstenção sempre dentro da média verifica nos atos eleitorais, os eleitores de Nossa Srª da Expectação vão assim escolher, de entre os cinco candidatos que se apresentam, o próximo presidente da Junta de Freguesia. Com cinco candidaturas em jogo vamos esperar para ver se o MPT, que integra agora o grupo de pessoas que pertenceram ao Movimento ANTCM, consegue manter ou não a presidência, que foi conquistada apenas por 29 votos de diferença, se o PS consegue recuperar para níveis anteriores e reconquistar o poder, e se a CDU e PSD e BE até que ponto se conseguem intrometer na luta pela conquista da presidência da Junta de Freguesia de Nossa Srª da Expectação.

- Os dados aqui apresentados foram recolhidos junto da Comissão Nacional de Eleições em www.cne.pt


NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Sem comentários: