Menus Paginas

“Festas do Povo 2020” em Campo Maior vão ser anunciadas oficialmente este domingo


2020 é ano de “Festas do Povo” em Campo Maior.
O Município de Campo Maior e a Associação das Festas do Povo de Campo Maior (AFP) realizam no próximo dia 1 de Março, domingo, pelas 16H00, no Centro Cultural de Campo Maior, uma conferência de imprensa com o intuito de anunciar à população a realização das Festas do Povo 2020, que terão lugar entre final de Agosto e princípio de Setembro.
Na conferência de imprensa vão estar presentes o Presidente do Município, João Muacho, a Presidente da AFP, Vanda Portela e o Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva.
O momento está aberto a toda a população e contamos com a presença de todos os Campomaiorenses.
De recordar que as Festas do Povo são um evento centenário cuja concretização assenta no voluntariado e em números que impressionam: milhares de pessoas envolvidas, milhões de horas de trabalho, 30 toneladas de material (incluindo papel, madeira, cola, arame, etc.), vários quilómetros de ruas engalanadas e centenas de milhar de visitantes vindos de todo o país e não só.
Passados 5 anos da última edição, o ano de 2020, traz assim de volta as tradicionais “Festas do Povo” a Campo Maior”.
Recorde-se que em 2015, com 100 ruas decoradas, Campo Maior recebeu cerca de 700 mil visitantes de todas as partes do mundo, em especial turistas nacionais e espanhóis. O aumento do número de visitantes tem sido uma constante, e em apenas 15 anos, entre 1989 e 2004, o número de visitantes das Festas do Povo duplicou.
As festas têm a particularidade de só acontecerem quando o povo decide que elas devem acontecer já que é o povo que se mobiliza, havendo vontade, e decora de uma forma extraordinária, com flores de papel, cada uma das suas ruas, particularmente as que compõem o centro histórico da vila.
As Festas do Povo são um dos maiores eventos culturais do mundo feito pelas mãos do povo, e têm um enorme impacto económico quer em Campo Maior quer nas populações circundantes.
As festas consistem na decoração de dezenas de ruas, com milhares de flores coloridas em papel, feitas pela população, realizaram-se pela última vez em 2015, têm já um museu dedicado a elas e são candidatas a Património da Humanidade.
A preparação das "Festas do Povo" é feita rua a rua, sendo que o trabalho desenvolvido em cada uma delas fica em segredo, desde o mote das decorações, as cores das flores, os padrões, enfim, todos os detalhes. E o segredo da decoração vai tão longe que inclui amigos e familiares dos moradores, e só é dado a conhecer na noite da “enramação”, isto é, da montagem e decoração da rua.

Sem comentários: