Menus Paginas

Campo Maior na rota do "Festival das Marias", 1º Festival Internacional de Artes no Feminino


Espectáculos de música, teatro e dança, cinema, exposições, conversas, contos e um mercado vão marcar o 1º Festival Internacional de Artes no Feminino, entre quarta-feira e dia 30 deste mês, em seis localidades do Alentejo.
O também designado Festival das Marias é uma coprodução das companhias Alentejana de Dança Contemporânea (CADAC) e de Teatro Lendias d'Encantar e vai decorrer nas cidades de Beja e Santiago do Cacém e nas vilas de Campo Maior, Cuba, Grândola e Mértola.
Trata-se de um “evento pluridisciplinar” para mostrar uma “perspectiva da arte no feminino”, ou seja, criações de mulheres em várias áreas artísticas, explica o director artístico do festival, António Revez, citado num comunicado da organização enviado à agência Lusa.
Segundo o responsável, o festival surge “como resposta à necessidade de potenciar a dimensão distintiva da criação feminina, frequentemente ofuscada pelo preconceito de género alicerçado numa tradição de hierarquização patriarcal e num machismo generalizado”.
O festival vai incluir duas programações na cidade de Beja, uma principal com criações de artistas de Portugal, Brasil, Chile, Uruguai e Espanha e uma paralela com “momentos alternativos de empoderamento feminino”.
Haverá ainda uma programação para as extensões nas restantes localidades composta por alguns dos espectáculos previstos para Beja.
A programação principal em Beja vai começar na quarta-feira, às 21,30h, no Teatro Municipal Pax Julia, com um concerto da brasileira Adriana Calcanhotto.
Segue-se, também no teatro municipal, a partir das 21,30h, os espectáculos de dança “Nome”, das portuguesas Carolina Campos & Márcia Lança, na quinta-feira, de teatro “Música de Fiambrería”, dos uruguaios Lucia Trentini e Diego Arbelo, no dia 26, e “Lacura”, da espanhola Companhia Impulso, dia 27, e de música da fadista Daniela Helena, no dia 28, da brasileira Marina de La Riva, no dia 29, e da portuguesa Beatriz Nunes, no dia 30.
A programação principal em Beja vai incluir ainda um concerto da chilena Francesca Ancarola, na sexta-feira, e a peça de teatro “Parir - volver al vientre”, da companhia espanhola Actos Intimos, no sábado, na Casa da Cultura, a partir das 21,30h.
Já a programação paralela em Beja vai integrar actividades em vários locais e com entrada livre, como o Mercado das Marias, no fim-de-semana, para mulheres empreendedoras poderem mostrar e vender produtos, exposições, sessões de contos e leituras, dois círculos de mulheres e um misto, conversas, oficinas e exibições de documentários.
Da programação nas extensões, no Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém, vai ser apresentado o espectáculo “Lacura”, no dia 28, e actuar Marina de La Riva, no dia 30, a partir das 21,30h.

No Centro Cultural de Campo Maior haverá um concerto de Beatriz Nunes, no dia 28, o espectáculo de dança “Muros”, da CADAC, no dia 29, a partir das 21,30h, e uma exposição de ilustrações de Susa Monteiro, entre quarta-feira e dia 30.
No Centro Cultural de Cuba vão ser apresentados, a partir das 21,30h, os espectáculos “Parir - volver al vientre”, na sexta-feira, e “Muros”, no dia 27.
Francesca Ancarola vai actuar no Cine Teatro Marques Duque, em Mértola, na sexta-feira, e o espectáculo “Muros” será apresentado no Cine Granadeiro, em Grândola, no dia 28, a partir das 21,30h.

LL // MLM
Lusa

Sem comentários: