Menus Paginas

Centro de Ciência do Café distinguido como Museu Português do Ano 2015

O Centro de Ciência do Café, em Campo Maior, foi hoje distinguido com o Prémio Museu Português 2015, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), anunciou a entidade, numa cerimónia em Lisboa, ao final da tarde de hoje. O Comendador Rui Nabeiro recebeu hoje, em Lisboa, esta distinção.
De acordo com o palmarés hoje anunciado pela APOM, o Museu do Vinho, em São João da Pesqueira, distrito de Viseu, recebeu uma menção honrosa nesta categoria, que distingue o melhor museu português do ano.
A APOM, entidade dedicada à museologia, atribui os prémios anualmente, desde 1997, a museus, projectos, profissionais e actividades desenvolvidas no sector.
Os prémios são referentes ao ano anterior à atribuição, e são habitualmente anunciados em dezembro, mas este ano a cerimónia foi antecipada, devido ao aniversário dos 50 anos da APOM.
O Centro de Ciência do Café, distinguido pela APOM como o Prémio Museu Português, está instalado na Herdade das Argamassas, em Campo Maior, no distrito de Portalegre, e é um espaço criado pela empresa Delta, para explorar as temáticas ligadas ao café.
De acordo com o sítio na internet deste centro, o objetivo foi "ultrapassar a tradicional concepção de museu, transformando-o num conceito mais abrangente, que visa não só reforçar a oferta cultural, mas também aumentar a oferta turística e patrimonial da região onde se insere".
Os vencedores e menções honrosas, em 26 categorias, foram hoje anunciados durante a tarde, numa cerimónia realizada na Assembleia da República, em Lisboa, com a presença da direcção da APOM - João Neto e Pedro Inácio -, Teresa Sanches, em representação da Presidência da Republica, Miranda Calha, vice-presidente do parlamento, e Nuno Vassalo e Silva, Director-Geral do Património Cultural.
O Grupo Nabeiro, através desta valência, consegue assim mais uma distinção a nível nacional, o que muito eleva, para além da própria empresa e Grupo, o nome de Campo Maior.

Sem comentários: