Menus Paginas

ACTUALIZAÇÃO - ROMEIROS ISOLADOS - CHEIAS NA ENXARA, CAMPO MAIOR

Depois da longa noite com a água a isolar os Romeiros na Enxara, a situação está agora mais calma, apesar de ainda não se poder transitar entre as margens do Rio Xévora.
A Protecção Civil e os Bombeiros tiveram que resgatar algumas pessoas durante a noite, por acessos alternativos, mais concretamente por Espanha.
No rescaldo desta situação apenas se registam danos materiais, devido à forte corrente das águas do rio Xévora que destruíram as tendas de campismo e algum material de apoio.
As previsões meteorológicas para hoje, e para os próximos dias, aponta para a continuação de chuvas, embora com menos intensidade. Os responsáveis pela Protecção Civil esperam que a situação se venha a normalizar em breve, embora se mantenha alguma precaução devido à continuação de precipitação.
Durante o dia de ontem, e a manhã de hoje, vários órgãos de comunicação social fizeram eco desta situação. Em baixo, através dos vários links, pode ver as várias reportagens e notícias efectuadas.


ROMEIROS ISOLADOS - CHEIAS NA ENXARA, CAMPO MAIOR (31-3-2013)

Algumas dezenas de romeiros ficaram isolados no sítio da Enxara, em Ouguela, Campo Maior, surpreendidos pelo aumento do caudal do rio Xévora.


A chuva torrencial que se tem verificado ao longo do dia de hoje na região de Campo Maior, provocou o aumento do caudal do rio Xévora, deixando submersa a ponte que faz a ligação entre as duas margens. Como consequência, os romeiros que ali se encontram a acampar ficaram, ao início da tarde, com a saída bloqueada.
Com a continuação da chuva e aumento do caudal do rio, ao final da tarde, a Proteção Civil e os Bombeiros de Campo Maior foram chamados ao local para um eventual socorro e evacuação de algumas pessoas. Segundo informações recolhidas junto das autoridades, não se registaram quaisquer danos pessoais. No que respeita a danos materiais, segundo informações recolhidas junto de alguns populares e romeiros, algumas tendas, e inclusive algumas viaturas, ficaram danificadas.
O sítio da Enxara junto a Ouguela, onde se encontra a Ermida da Santa com o mesmo nome, é o local escolhido pelos campomaiorenses para, na altura da Páscoa, fazerem a romaria e ali acamparem durante quatro dias junto ás margens do rio Xévora.
Apesar dos avisos dos serviços de meteorologia e da protecção civil, devido ao mau tempo, os campomaiorenses não abdicaram daquela que é uma das suas maiores tradições. Espera-se agora que o leito do leito do rio volte ao seu normal, permitindo a circulação na ponte que liga as duas margens, o que poderá demorar umas longas horas.

Ao longo da tarde de dia 31 e manhã de hoje, 1 de Abril, vários órgãos de comunicação social noticiaram esta ocorrência. Clique nos links em baixo para ver as reportagens.

Notícias relacionadas:

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=640126&tm=8&layout=122&visual=61

http://www.tvi.iol.pt/videos/13836468

http://sicnoticias.sapo.pt/2085398

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=rQW8xzR3ON8#!

http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2013/03/31/200-pessoas-isoladas-devido-a-cheias-em-ouguela-uma-pequena-localidade-junto-a-campo-maior-no-alentejo

http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2013/03/31/duzentos-peregrinos-isolados-em-ouguela-no-concelho-de-campo-maior

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/cerca-de-60-pessoas-resgatadas-em-campo-maior

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=3139235&utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook

http://visao.sapo.pt/mau-tempo-cerca-de-150-pessoas-resgatadas-em-campo-maior-apos-subida-do-caudal-do-rio-xevora=f721377

Sem comentários: