Menus Paginas

Eurocidade - Cooperação é ferramenta privilegiada para o desenvolvimento da região


Longe vão os tempos das disputas, das lutas e das guerras, pelo território e pela soberania, entre estes dois povos.
Portugal e Espanha estão juntos desde que nasceram. A península Ibérica desde sempre foi única e foi o centro do Mundo. Foram várias as civilizações que por aqui passaram. E todas elas deixaram as suas marcas. E com todas elas aprendemos e soubemos criar uma identidade própria que, mais tarde, soubemos espalhar pelo Mundo inteiro. Internamente lutámos pela independência, pela autonomia, resultando dai a criação dos dois países actuais, Portugal e Espanha. Criaram-se fronteiras que dividiram o território durante séculos. Mais do que isso, estes dois países chegaram a dividir o mundo em duas partes, levando cada um deles, além fronteiras, a sua cultura e o seu saber. Fomos o centro do mundo.
Através das expedições marítimas, na época dos descobrimentos, foi da península ibérica que se espalhou, e fomentou, o conhecimento. Com os feitos conseguidos bem podemos afirmar que, a partir daqui, nasceu a chamada globalização. Mas tudo isto consta dos compêndios da história. Está nas nossas memórias enquanto povo com identidade própria.
Hoje a realidade é outra, e bem diferente. Com a adesão dos dois países à então Comunidade Económica Europeia, hoje União Europeia, as fronteiras que então dividiam o território, transformaram-se em linhas imaginárias que apenas fazem uma divisão administrativa. Voltámos a viver num espaço comum, agora mais alargado a grande parte da Europa. Passámos a ser cidadãos da Europa, mantendo contudo a nossa identidade própria. É nesta nova realidade que tudo hoje se desenvolve.
Neste contexto, as duas regiões contíguas, Alentejo e Extremadura espanhola, estão mais próximas que nunca. De costas voltadas no passado, passámos a dar as mãos de caras ao futuro. Estas duas províncias vizinhas têm hoje na cooperação a ferramenta privilegiada para o desenvolvimento, a todos os níveis. Isoladamente não passavam, cada uma delas, de regiões periféricas dos seus países. Em conjunto, numa comunhão de esforços, podem passar a ser o centro da península Ibérica, criando uma região próspera, numa localização estratégica, à entrada do espaço comum europeu. Já existem muitos projectos comuns em andamento, aproveitando as vias de comunicação existentes, tais como a construção da linha férrea de alta velocidade, o TGV, e a implementação da Plataforma Logística do Sudoeste Europeu. A actividade económica, através do turismo, da cultura, da história, entre outras, pode ser potenciada de forma a transformar esta região peninsular numa região de progresso e bem estar.
Foi entretanto criada a EUROBEC - Eurocidade Badajoz Elvas, Campo Maior, que parece estar um pouco adormecida. A verdade é que são dois países, duas regiões, que hoje vivem num espaço comum e com interesses comuns. O objectivo é promover, e dar a conhecer, os grandes projectos que se desenvolvem em comum, as culturas, as tradições, a história, a gastronomia, enfim, potenciar todas as vertentes no intuito de promover o desenvolvimento, que se deseja, para estas duas regiões que, afinal, acabam por ser uma só.
Esperamos que de uma vez por todas, com a plataforma logística e com o comboio de alta velocidade terminado, tudo o resto - leia-se desenvolvimento - apanhe boleia, e a região se torne realmente no centro da Península Ibérica. Assim os responsáveis o queiram, porque, afinal, este poderá ser um instrumento fundamental para combater os problemas do interior.

Joaquim Folgado

Autor campomaiorense João Lages Fernandes vence Prémio Literário Hugo Santos com a obra "O Relógio de Areia Avesso ao Tempo"


A obra "O Relógio de Areia Avesso ao Tempo", assinada sob o pseudónimo Fernando de Bulhões, foi distinguida com o Prémio Literário Hugo Santos, promovido pela Câmara Municipal de Campo Maior.
O autor, João Lages Fernandes, natural de Campo Maior, é profissional da informática e novas tecnologias que tem na escrita um hobby de longa data, irá receber um prémio monetário de 1.500 euros e verá o trabalho publicado em livro, numa edição da autarquia.
Instituído em homenagem ao escritor campomaiorense Hugo Santos, o galardão tem como objetivos fomentar a leitura e a escrita, valorizar a língua portuguesa e incentivar a criação literária.
A quarta edição do prémio distingue, assim, uma narrativa que se insere no universo do realismo mágico, evocando referências da literatura sul-americana.
Segundo a sinopse divulgada, a história decorre numa vila da planície onde surge um enigmático relógio que altera a ordem do tempo e o quotidiano da comunidade. A personagem central é Elvira Remédios, uma mulher que transporta consigo os ecos do inexplicável. A narrativa convida o leitor a refletir sobre a natureza do tempo e da própria existência.

Debate entre os candidatos à Câmara de Campo Maior, dia 11 de Setembro, na Rádio Campo Maior


No próximo dia 11 de Setembro, quinta-feira, pelas 11 horas da manhã, vai ter lugar um debate entre os quatro candidatos à Câmara Municipal de Campo Maior.
O debate é promovido pela Rádio Campo Maior, e pode ser ouvido na Rádio Campo Maior em 95.9 FM, também na Rádio Elvas em 91.5 e 104.3 FM, para além do vídeo em direto no facebook da Rádio.
Esta será uma excelente oportunidade para ouvir todos os candidatos e apreciar as propostas apresentadas por cada um para o desenvolvimento de Campo Maior para os próximos quatro anos.

Os partidos políticos, que disputam a autarquia de Campo Maior, nas redes sociais










Para além dos tradicionais comícios, arruadas, sessões de esclarecimento, debates, entre muitas outras formas de os Partidos Políticos e Movimentos de Cidadãos darem a conhecer a sua imagem, as suas mensagens, e as suas propostas, hoje, com a evolução da tecnologia as redes sociais tornaram-se numa ferramenta essencial para chegar junto das pessoas, neste caso dos eleitores.
Com as eleições autárquicas a aproximarem-se - dia 12 de Outubro próximo, o Campomaiornews foi pesquisar quais as redes sociais utilizadas pelas quatro forças políticas que se apresentam para disputar a liderança da autarquia campomaiorense. Apenas encontrámos páginas de facebook e instagram das candidaturas. Se mais alguma outra rede social estiver a ser utilizada, pelos partidos em causa, agradecemos que nos indiquem quais são, para podermos atualizar a informação.
Para um melhor conhecimento de todas as candidaturas, aqui deixamos os links das redes sociais utilizadas pelas quatro forças políticas em Campo Maior.


PS - Facebook: https://www.facebook.com/psconcelhiacampomaior

PS - Instagram: https://www.instagram.com/pscampomaior/?__pwa=1#

CDU - Facebook:  https://www.facebook.com/cducampomaior2021

CDU - Instagram: https://www.instagram.com/cdu_campo_maior/?__pwa=1#

SIM - Facebook:  https://www.facebook.com/profile.php?id=61578602201928

SIM - Instagram: https://www.instagram.com/sim_por_campo_maior/?__pwa=1#

CHEGA - Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=61579879106172

Celebra-se hoje, 8 de Setembro, o dia da Extremadura espanhola


Hoje é o Dia da Extremadura, Espanha.
Celebra-se hoje, dia 8 de Setembro, o feriado da Comunidade Autónoma da Extremadura, no país vizinho.

O Dia da Extremadura coincide com a festa em homenagem à Virgem de Guadalupe, padroeira da comunidade autónoma. Diz-se que o Dia da Extremadura coincide com o dia em que nasceu a referida Virgem e por isso se celebram ambas as festividades.
O dia oficial do território é comemorado desde 1985, quando 8 de setembro foi a data escolhida como o grande dia da comunidade, algo que está incluído na Lei 4/1985, de 3 de junho, do Dia do Escudo, do Hino e da Extremadura.
O Campomaiornews felicita os nossos vizinhos e irmãos neste dia de celebração.

João Manuel Nabeiro defende realização das Festas do Povo de Campo Maior em 2026


O presidente da Associação das Festas do Povo de Campo Maior, João Manuel Nabeiro, apontou hoje como objetivo a realização destas festividades, classificadas pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade, no próximo ano.

João Manuel Nabeiro, que foi eleito esta segunda-feira como presidente da Associação das Festas do Povo de Campo Maior disse hoje à agência Lusa tratar-se de “uma grande honra e uma enorme responsabilidade”.
O novo presidente disse esperar que as Festas do Povo decorram no próximo ano e, embora reconheça dificuldades, referiu que vai procurar envolver habitantes de 100 ruas da vila raiana para que possam decorar as respetivas artérias com flores de papel, em 2026.
“A população é escassa, alterou completamente, digamos, a sua configuração. E a população está bastante envelhecida em algumas dessas ruas, principalmente na zona antiga, mas tentaremos ultrapassar essas mesmas situações com muito mais trabalho”, afiançou.
Realizadas por vontade popular, as seculares Festas do Povo de Campo Maior foram reconhecidas, em 2021, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Estas tradicionais festas, realizadas pela última vez em 2015, são conhecidas por apresentarem dezenas de ruas, sobretudo no centro histórico, ‘engalanadas’ com milhares de flores de papel, feitas voluntariamente pela população.
Para perpetuar o legado deste evento, a Câmara de Campo Maior inaugurou, em 2022, um centro interpretativo dedicado às Festas do Povo, no antigo edifício do Assento Militar, após um investimento superior a 1,2 milhões de euros.
O Centro Interpretativo das Festas do Povo – Casa das Flores surgiu para “imortalizar” aquele evento, segundo o município.
No espaço é possível observar o contexto todo da festa, a sua preparação, a ‘enramação’ (decoração das ruas com as flores), o papel dos ‘cabeças de rua’ (uma espécie de capitão de equipa) e o papel que a mulher desempenha neste evento.

HYT // RRL
Lusa/Fim

Semanário elvense "Linhas de Elvas" assinala hoje, 2 de setembro, o seu 75º aniversário


O prestigiado semanário elvense "Linhas de Elvas" está de parabéns, ao celebrar hoje, dia 2 de Setembro, o seu 75º aniversário, as denominadas "Bodas de Diamante".

No seu sítio na internet, neste dia especial, o Linhas refere:

"O jornal “Linhas de Elvas”, o mais antigo do distrito de Portalegre, celebra hoje, dia 2 de Setembro, 75 anos de existência.
Este jornal regional nasceu em 1950, por iniciativa de Ernesto Alves e Almeida e mais alguns elementos fundadores. O primeiro director do periódico foi Casimiro Abreu.
Nos 75 anos de publicação ininterrupta, o jornal acompanhou a revolução digital, criando, em 2000, o primeiro website de uma publicação jornalística no distrito.
O “Linhas de Elvas” está presente nas redes sociais, desde 2011, mantendo actualizações diárias nas diferentes plataformas digitais.
Neste percurso, a equipa do “Linhas” mantém, semana após semana, a edição impressa, procurando assuntos e temas exclusivos para o semanário.
Para assinalar esta data histórica a edição n.º 3835, que estará nas bancas na próxima quinta-feira, dia 4 de setembro, será especial."

Na pessoa do seu Diretor, João Alves e Almeida, o Campomaiornews apresenta as maiores felicitações neste aniversário, extensivas a toda a equipa que semanalmente torna possível a existência deste prestigiado órgão de comunicação social da nossa região.

João Manuel Nabeiro eleito Presidente da Associação das Festas do Povo de Campo Maior


João Manuel Nabeiro foi eleito ontem, dia 1 de Setembro, Presidente da direção da Associação das Festas do Povo de Campo Maior.
A única que lista que se apresentou a sufrágio recolheu 93 votos a favor, num total de 96 sócios que exerceram o seu direito de voto. Houve ainda registo de dois votos contra e um nulo.
Da nova direção, para além de João Manuel Nabeiro, faz também parte o antigo Presidente da associação, João Rosinha, agora enquanto Vice-presidente. Elsa Elias, Andreia Chavado, José Eduardo Monho, Nuno Travassos e Ana Cachapa integram também a direção.
A Assembleia Geral da Associação é agora presidida por Xavier Gonçalves. Deste órgão fazem também parte Isabel Martins, Joel Moriano, Duarte Silvério e Luís Carixas.
O Presidente do Conselho Fiscal é Luís Lages, a quem se juntam Diogo Guerrinha, Carlos Cardoso, Ana Maria Reis e José Grisante.

Bombeiros de Campo Maior recebem mais doações da campanha “Garrafa Solidária 2025”


O Corpo de Bombeiros Voluntários de Campo Maior recebeu hoje mais uma valiosa contribuição para a Campanha “Garrafa Solidária 2025”.

Em comunicação na sua página do facebook, os soldados da paz campomaiorenses, revelaram que "recebemos, com gratidão, mais uma doação. O Centro de dia, Lar, Funcionários e Voluntários da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior fizeram a entrega de águas e produtos alimentares ao nosso CB.
A solidariedade tem força, tem rosto e tem coração!
O Nosso muito obrigado a todos!
Juntos, somos mais fortes."

Bombeiros de Campo Maior recebem doação de família na Campanha “Garrafa Solidária 2025”


O Corpo de Bombeiros Voluntários de Campo Maior recebeu, esta semana, mais uma valiosa contribuição para a Campanha “Garrafa Solidária 2025”.
A família Miranda entregou águas para apoiar a corporação, num gesto de solidariedade que foi recebido com enorme gratidão.
A iniciativa, que decorre durante todo o verão, apela à comunidade para a entrega de garrafas de água, fundamentais para garantir a hidratação dos bombeiros em contexto de emergência e combate a incêndios.
Em comunicado, os Bombeiros de Campo Maior sublinharam que “a solidariedade tem força, tem rosto e tem coração”, agradecendo o gesto da família Miranda e reforçando que cada contribuição faz a diferença no dia a dia da corporação.