O mês de Abril de 2020, em Portugal Continental, classificou-se como quente e muito chuvoso, sublinhou esta quinta-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O valor médio da temperatura média do ar, 13.91°C, foi superior ao normal com uma anomalia de +0.76°C. O valor médio da temperatura máxima do ar, 18.56°C, foi superior ao normal com uma anomalia de +0.38°C.
O valor médio da temperatura mínima do ar, 9.26°C, foi superior ao normal em 1.12 °C, sendo o 5º valor mais alto desde 2000 (mais alto em 2011, 11.12°C) e o 14º desde 1931. O valor médio da quantidade de precipitação em Março, 116.9 mm, corresponde a 148% do valor normal 1971-2000 (78.9 mm). Em termos de distribuição espacial, os valores de precipitação foram superiores ao normal em todo o território e em particular nas regiões do Centro e Alto Alentejo.
No final do mês de Abril, verificou-se, em relação ao final de Março, um aumento dos valores de percentagem de água no solo em todo o território e em particular nas regiões do Norte e Centro, no entanto, nalguns locais do Baixo Alentejo e Algarve ainda se verificam valores inferiores a 40%.
De acordo com o índice PDSI, no final Abril, verificou-se uma diminuição da área e da intensidade da seca meteorológica: nas regiões do Centro e do Sul, onde já não se verifica a classe de seca severa; mantém-se ainda a classe de seca moderada no Baixo Alentejo e Algarve e, no final do mês, cerca de 1/3 do território estava em situação de seca meteorológica.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: O Campomaiornews activou a moderação e reserva-se ao direito de apagar os comentários abusivos e com linguagem inadequada. São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
Os comentários devem ser usados para esclarecer outros leitores sobre a actualidade ou criticar a abordagem noticiosa, recorrendo à linguagem clara e concisa. Os comentários publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores que, para tal se devem identificar com o nome verdadeiro.