O Lar e Centro de Dia Nossa Senhora da Graça de Degolados, no concelho de Campo Maior, implementou o seu plano de contingência com o principal objectivo de diminuir o risco de transmissão e salvaguardar a saúde dos utentes, funcionários e familiares.
Nesta linha de acção, essencialmente preventiva, a instituição está a tomar medidas desde o início do mês de Março, adaptando-as diária e continuamente, consoante a necessidade e de acordo com as directrizes da Direcção Geral da Saúde.
Nesse sentido foram desenvolvidos os seguintes procedimentos:
1- Não são permitidas entradas na instituição de pessoas alheias ao serviço, o que inclui naturalmente os familiares dos utentes, estando as visitas temporariamente suspensas. Nestes termos, e para minimizar o impacto que este afastamento obrigatório obviamente provoca, os familiares poderão contactar os utentes da Instituição, através de vídeo chamadas (Skype e WhatsApp), bem como manter-se actualizados em termos de actividades, diga-se actividades possíveis dada a conjuntura, através da rede social Facebook, onde em permanência serão divulgadas.
2- Os utentes e funcionários estão devidamente informados e consciencializados sobre o real problema da pandemia e adoptaram já procedimentos de higiene, existindo dispensadores de soluções desinfectantes para desinfecção constante das mãos, o uso de máscaras, troca e desinfecção de roupas à entrada e saída da instituição, uso de luvas descartáveis e os balneários são desinfectados de 3 (três) em 3 (três) horas, bem como todas as outras superfícies de passagem comum. Todos os funcionários apenas acedem ao interior e abandonam as instalações pela porta traseira, não sendo recolhidos dados biométricos no âmbito da pontualidade e assiduidade, a vulgar impressão digital.
3- O gabinete de enfermagem é o local destinado ao isolamento, em caso de suspeita, onde se dispõem de todas as condições definidas e regulamentadas pela Direcção-geral de Saúde (DGS) tendo já sido adaptado um quarto para isolamento de situações que eventualmente possam surgir.
4- Relativamente aos utentes de Centro de Dia, na impossibilidade de assegurar o transporte dos mesmos entre a instituição e o domicílio, foi adoptado o procedimento de prestação de serviços no domicílio aos utentes que têm algum suporte familiar e capacitou-se a instituição para possibilitar o acolhimento dos utentes sem qualquer suporte familiar.
5- Pretende-se evitar neste período o serviço de enfermeiros que trabalhem em hospitais e outras unidades de saúde. Do grupo de enfermagem que presta serviços a tempo parcial na instituição, formado por cinco profissionais, ficaram ao serviço, apenas os dois enfermeiros, que não prestam serviços noutras Unidades de Saúde.
6- Estão proibidas as entregas de medicação por parte dos familiares dos utentes, tendo-se solicitado às farmácias de Campo Maior que a entrega da medicação dos utentes na instituição, seja apenas feita por estas, com as devidas precauções de higiene e segurança.
7- Foi elaborada uma escala de serviço, com horário alternativo de 12 horas por turno, 2 turnos por dia, 12 dias de serviço consecutivo, com 4 funcionárias por turno. Este horário entrou em vigor hoje (25/03/2020) e funcionará durante o período de contingência, para reduzir o movimento de entradas e saídas de funcionários e possibilitar a permanência dos mesmos em casa 12 dias consecutivos, alternados com 12 dias de trabalho.
A Direcção do Centro de Dia e Lar de Nossa Senhora da Graça de Degolados sublinha que “as medidas adoptadas obrigam ao esforço acrescido por parte dos nossos funcionários, aos quais agradecemos diariamente a sua compreensão e colaboração, neste período em que requer a união de todos os nossos esforços, a nível pessoal e profissional”.
Mais informações: http://lardegolados.pt/
Mais informações: http://lardegolados.pt/
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