Protecção Civil emite aviso de alerta para agravamento de risco de incêndio rural


O aumento da temperatura até sexta feira levou a Protecção Civil a emitir um aviso alertando a população para “a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural”.
Num comunicado, emitido segunda feira, a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) indica que além da subida das temperaturas, que vão variar entre os 30 e 35 graus, podendo atingir valores superiores no interior, a humidade relativa do ar diminuirá para entre 20% e 30%.
De acordo com a Protecção Civil os efeitos expectáveis em resultado das condições meteorológicas previstas para os próximos dias são “o incremento do perigo de incêndio para valores muito elevados a máximos, na generalidade do território e o aumento das ignições face à actividade humana junto dos espaços rurais”, em particular até dia 23 de Agosto.
A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil recomenda ainda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente através da adopção das necessárias medidas de prevenção e precaução, na utilização do fogo em espaços rurais, observando as restrições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias.

MEDIDAS PREVENTIVAS

A Autoridade Nacional de Emergência de Protecção Civil recorda que durante o PERÍODO CRÍTICO (01 de Julho a 30 Setembro) é:

· PROIBIDO fazer Queimadas Extensivas sem AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520.
· PROIBIDO fazer Queima de Amontoados sem AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520.
· PROIBIDO utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito.
· PROIBIDO fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.
· PROIBIDO lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.
· PROIBIDO fumigar ou desinfestar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.
· PROIBIDO usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias de Risco Máximo. Evite o uso de grades de discos.
· OBRIGATÓRIO usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: O Campomaiornews activou a moderação e reserva-se ao direito de apagar os comentários abusivos e com linguagem inadequada. São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
Os comentários devem ser usados para esclarecer outros leitores sobre a actualidade ou criticar a abordagem noticiosa, recorrendo à linguagem clara e concisa. Os comentários publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores que, para tal se devem identificar com o nome verdadeiro.