GNR realiza a operação “Comércio Seguro” no período de 14 a 24 de Dezembro


A Guarda Nacional Republicana (GNR), na sua área de responsabilidade, durante o período de 14 a 24 de Dezembro, realiza a operação “Comércio Seguro”, com o objectivo de garantir a segurança dos comerciantes e clientes, fruto do aumento de fluxo de pessoas em espaços e áreas de comércio, que tradicionalmente caracteriza esta época natalícia.
Durante a operação serão empenhados militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC), militares da estrutura de Investigação Criminal e militares dos Postos Territoriais,que realizarão ainda acções de sensibilização junto de comerciantes, através da distribuição de folhetos, alertando-os sobre os procedimentos de segurança a adoptar, com o intuito de evitar que sejam alvo de ilícitos criminais.

Será ainda reforçado o patrulhamento nas zonas de comércio, com o objectivo de aumentar o sentimento de segurança dos lojistas e clientes, considerando que nesta época existe um aumento significativo de transacções monetárias.

Aos comerciantes, a GNR aconselha:

· Tenha as entradas/saídas do estabelecimento bem iluminadas;
· Antes de fechar o estabelecimento, verifique se as portas e janelas estão devidamente fechadas;
· Não tenha grandes quantidades de dinheiro no interior do estabelecimento;
· Não tenha uma rotina para a realização dos depósitos bancários;
· Tenha sempre disponível o contacto telefónico da GNR da sua área do estabelecimento;
· Em caso de assalto mantenha a calma, não reaja, memorize os traços fisionómicos do assaltante, a roupa que o mesmo vestia e a direcção de fuga, contactando de imediato a GNR.

Aos compradores/clientes, a GNR aconselha:

· Evite trazer consigo grandes quantias de dinheiro e objectos de valor;
· Numa rua movimentada leve a sua mala de mão ou pasta do lado oposto à berma, mantendo-se junto dos edifícios;
· Evite circular em locais isolados e pouco iluminados;
· Em caso de um encontrão com alguém, verifique se a carteira, o telemóvel e os restantes objetos de valor continuam consigo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: O Campomaiornews activou a moderação e reserva-se ao direito de apagar os comentários abusivos e com linguagem inadequada. São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
Os comentários devem ser usados para esclarecer outros leitores sobre a actualidade ou criticar a abordagem noticiosa, recorrendo à linguagem clara e concisa. Os comentários publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores que, para tal se devem identificar com o nome verdadeiro.