EDITORIAL
E já lá vão três.
O Campomaiornews celebra hoje, dia 11 de Agosto, o terceiro aniversário. Foi precisamente neste dia que o blog joaquimfolgadonoticias.blogspot.com se transformou no projecto Campomaiornews, com o objectivo de divulgar as notícias de Campo Maior.
A partir de então, exclusivamente online, passou novamente, a existir “informação” em Campo Maior. Alimentado apenas pelo gosto e pela paixão do jornalismo, as notícias nunca mais pararam neste sitio, que foi criado para esse fim. Aos poucos os campomaiorenses foram conhecendo, aderindo e acreditando no Campomaiornews.
Hoje somos uma realidade incontornável. Há dois anos atrás falávamos em sucesso com 280 mil visualizações agora, um ano volvido, estamos quase a atingir 1 milhão. Estes números, traduzem o sucesso deste projecto. Essa evolução também se deve ao facto de o Campomaiornews estar presente nas principais redes sociais, tais como o Facebook, Google+ (aqui quase com 8 milhões de visualizações), Youtube, Twitter, Pinterest, entre outras, e de disponibilizar uma App - aplicação para dispositivos móveis. As novas tecnologias, com a sua vertiginosa evolução, proporcionam-nos hoje ferramentas que facilitam a divulgação e a promoção da informação.
Começou como brincadeira, e acabou por transformar-se num compromisso exclusivo com os campomaiorenses. O Campomaiornews passou, de uma forma regular, a compilar e a elaborar notícias sobre Campo Maior. E sim, continuamos com a mesma equipa: um jornalista que nunca perdeu o “vício” das notícias, da informação, do jornalismo de proximidade, da participação cívica, em prol do bem comum, dirigido para a comunidade onde se encontra inserido, e um fotógrafo amador, que em muito - mas mesmo muito -, tem contribuído para o sucesso do Campomaiornews, o Joaquim Candeias.
O sucesso do nosso trabalho resulta, acima de tudo, da confiança que os campomaiorenses foram depositando em nós, e no nosso projecto. É com o desinteressado propósito de informar os campomaiorenses, de divulgar e promover Campo Maior, que trabalhamos. Ao contrário do que alguns possam pensar, é exclusivamente na promoção de Campo Maior e das suas gentes que apostamos.
A tecnologia permite-nos, hoje, estar em contacto directo com os Campomaiorenses espalhados pelo mundo. Hoje estamos à distância de um clique. E é isso que pretendemos, aproximar todos os campomaiorenses, levando-lhes a informação da sua terra, estejam eles onde estiverem. O chamado jornalismo de proximidade continua a existir, e recomenda-se. E o conceito de proximidade, hoje, é muito mais lato, não se cingindo apenas à distância. O jornalismo, apesar da evolução dos meios, continua a reger-se pelos mesmos princípios, e tem sido através desses princípios que o Campomaiornews se tem pautado, e vai continuar a pautar.
Com o terceiro aniversário do Campomaiornews, quem está de parabéns é Campo Maior.
Campo Maior e os campomaiorenses podem continuar a contar connosco.
Joaquim Folgado
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: O Campomaiornews activou a moderação e reserva-se ao direito de apagar os comentários abusivos e com linguagem inadequada. São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
Os comentários devem ser usados para esclarecer outros leitores sobre a actualidade ou criticar a abordagem noticiosa, recorrendo à linguagem clara e concisa. Os comentários publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores que, para tal se devem identificar com o nome verdadeiro.