O Ministro da Cultura, João Soares, esteve na tarde de hoje em Campo Maior, onde presidiu à cerimónia de assinatura do Acordo de Colaboração para a Requalificação dos Edifícios Situados no Interior do Castelo de Campo Maior e da Fortificação Abaluartada de Campo Maior e Respectiva Envolvente.
O acordo agora assinado entre o Município e a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN), enquanto entidade afectatária do Castelo de Campo Maior e enquanto organismos responsáveis pela gestão do património do Estado, pretende salvaguardar as fortificações abaluartadas de Campo Maior, realizando as necessárias obras de conservação e consolidação, de forma a valorizar este conjunto patrimonial e a devolvê-lo à fruição pública.
O projeto, desenvolvido pelos técnicos do Município com o apoio da DRCALEN, tem um orçamento previsto de 4,2 milhões de euros, e será alvo de candidatura a fundos europeus que assegurarão 85% do investimento, ficando os restantes 15% a cargo da Câmara Municipal de Campo Maior.
A sessão foi aberta pelo Presidente da Assembleia Municipal, Pedro Murcela, que deu as boas vindas a todos os presentes, mostrando a sua satisfação por este dia histórico para Campo Maior, sublinhando que "este projeto vai ser a maior obra desenvolvida no concelho das últimas décadas".
Durante a cerimónia o Presidente Ricardo Pinheiro realçou que "o acordo que estamos prestes a concretizar, vai permitir a devolução ao Povo de Campo Maior de um Património Histórico de extrema importância, que foi, durante décadas, impedido de usufruir".
O autarca disse ainda que "com este passo, não só valorizamos e conservamos a nossa memória histórica e dos nossos antepassados; avançamos em direção ao futuro de Campo Maior, abrindo as portas do desenvolvimento turístico e de todas as suas implicações ao nível da economia local".
O Ministro da Cultura, João Soares, aproveitou a ocasião para afirmar que este é um momento histórico para Campo Maior, felicitando o Município, na pessoa do seu Presidente, por finalmente ser possível concretizar este projeto.
Já a Diretora da DRCALEN, Ana Paula Amendoeira, recordou o longo caminho percorrido com o Município até chegar a este dia, destacando as dificuldades que um projeto desta envergadura implica e afirmando que "o impossível é aquilo que ainda não aconteceu".
No final da cerimónia, o Ministro da Cultura fez questão de visitar a zona do Mártir Santo, para verificar no terreno o andamento dos trabalhos de demolição, fazendo ainda uma breve passagem pelo Bairro de S. Sebastião.
Imagens da visita de João Soares, Ministro da Cultura, a Campo Maior
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: O Campomaiornews activou a moderação e reserva-se ao direito de apagar os comentários abusivos e com linguagem inadequada. São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
Os comentários devem ser usados para esclarecer outros leitores sobre a actualidade ou criticar a abordagem noticiosa, recorrendo à linguagem clara e concisa. Os comentários publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores que, para tal se devem identificar com o nome verdadeiro.