A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) vai promover uma iniciativa para a consciencialização do enfarte agudo do miocárdio, em parceria com a Delta Cafés, durante mês de Junho. A campanha "Cada Segundo Conta" vai fazer parte do dia a dia dos portugueses, através da sua divulgação nos pacotes de açúcar que acompanham o café.
“A Delta Cafés reconhece a importância desta campanha de consciencialização promovida pela APIC. Nesse sentido, temos todo o interesse em ajudar na divulgação e promoção da mesma durante o mês de Junho, junto dos portugueses” explica o comendador Rui Nabeiro, fundador da Delta Cafés.
“Esta parceria é uma excelente forma de chegar mais perto do quotidiano dos portugueses. Reduzir o número de mortes é uma responsabilidade conjunta dos profissionais de saúde e de uma população informada, é nesse sentido que surge esta iniciativa.” explica João Brum da Silveira, presidente da APIC, acrescentando que "é nosso dever contribuir para o aumento do conhecimento sobre os sintomas de alarme do enfarte, uma das principais causas de morte no nosso país.”
O enfarte agudo do miocárdio ocorre quando uma das artérias do coração fica obstruída, fazendo com que parte do músculo cardíaco fique em sofrimento por falta de oxigénio e de nutrientes. Dor no peito, suores, náuseas, vómitos, falta de ar e ansiedade são sintomas de alarme para o enfarte agudo do miocárdio. Não ignore os alertas, ligue rapidamente 112 e siga as instruções que lhe forem dadas.
Para prevenir o enfarte é importante adoptar um estilo de vida saudável: não fumar, reduzir o colesterol, controlar a tensão arterial e a diabetes, fazer uma alimentação saudável, praticar exercício físico, vigiar o peso e evitar o stress.
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