Uma semana, cinco jogos e uma boa prestação da selecção sub-14 de futebol feminino da Associação de Futebol de Portalegre (AFP) no Torneio Interassociações que se realizou, entre 8 e 12 de Abril, na cidade de Castelo Branco.
Os treinadores Arménio Pinto e Mauro Santos tinham prometido que a selecção ia “dar trabalho” às adversárias. Deu e de que maneira. Numa competição em que participaram 21 associações de futebol de todo o País, a turma de Portalegre conquistou um histórico oitavo lugar e realizou cinco jogos de encher o olho, com muitos golos e bons momentos de futebol.
O sonho começou logo na estreia, com uma vitória frente a uma das maiores associações do País. Portalegre venceu a AF Porto por 2-1, com golos da capitã, Inês Peixe, e da mais jovem jogadora da equipa, Mariana Grilo, que, com apenas 12 anos, foi a melhor marcadora da selecção nesta competição.
No segundo dia, num dos jogos mais emocionantes do torneio, Portalegre esteve sempre em desvantagem e conseguiu igualar a partida a quatro bolas. Estava confirmada a presença da selecção distrital entre as melhores oito equipas da competição.
Na Liga de Ouro, Portalegre conheceu por três vezes o sabor da derrota. Primeiro num jogo emocionante com a AF Viana do Castelo, que esteve a ganhar por 3-0, viu Portalegre empatar na segunda parte e acabou por vencer na sequência de uma bola parada a um minuto do final.
Depois veio Leiria. Portalegre entrou a vencer, consentiu a reviravolta e voltou a igualar a partida, tendo sofrido o 3-2 nos instantes finais.
No jogo de despedida, frente à AF Algarve, Portalegre recuperou de um 2-0 e levou o jogo para grandes penalidades, onde a turma algarvia foi mais feliz.
Numa prestação histórica, Portalegre garantiu muito mais do que um oitavo lugar em 21 selecções. Garantiu cinco grandes espectáculos de futebol, despertou a atenção de todas as equipas em competição, afirmou o seu futebol feminino e mostrou o potencial de um grupo de jovens humildes, talentosas, unidas e determinadas, que deram tudo e honraram a camisola da Associação de Futebol de Portalegre.
No final da competição, Arménio Pinto e Mauro Santos estavam orgulhosos da prestação da selecção e assumiram que, embora conhecessem a qualidade do grupo, “a equipa superou as expectativas”.
Agradecendo a todos os que integraram a comitiva e aos familiares que, diariamente, estiveram em Castelo Branco para apoiar as jovens, os treinadores não pouparam elogios a um grupo “espectacular”, que revelou “muita qualidade e maturidade” e que demonstrou “um comportamento fantástico dentro e fora das quatro linhas”.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: O Campomaiornews activou a moderação e reserva-se ao direito de apagar os comentários abusivos e com linguagem inadequada. São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
Os comentários devem ser usados para esclarecer outros leitores sobre a actualidade ou criticar a abordagem noticiosa, recorrendo à linguagem clara e concisa. Os comentários publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores que, para tal se devem identificar com o nome verdadeiro.