O Presidente do Município de Campo Maior, Ricardo Pinheiro, o Presidente da Assembleia Municipal, Pedro Murcela, o Executivo Municipal e representantes das Juntas de Freguesia do Concelho receberam no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no passado dia 14 de maio, a Comissão de Utentes da Rede Viária do Caia para discutir o problema da sinistralidade na Estrada Nacional 373 (EN373).
A Comissão, composta maioritariamente por cidadãos campomaiorenses, surgiu na sequência do acidente automóvel ocorrido no início deste mês, do qual resultou uma vítima mortal.
A EN373 há muito que é uma estrada referenciada pelo Município de Campo Maior por registar um elevado número de acidentes dos quais têm resultado elevados danos pessoais e materiais.
O fluxo rodoviário de pesados nesta via tem aumentado nos últimos anos, fruto do crescimento industrial de que o nosso concelho tem sido um reflexo. No entanto, as condições desta estrada nacional não têm acompanhado esta evolução, o que dificulta a circulação de centenas de automobilistas no seu percurso diário para o local de trabalho.
De acordo com informações recolhidas pela Infraestruturas de Portugal, passam diariamente, pela EN373, em média, cerca de 3602 veículos, sendo que cerca de 455 são pesados.
A Comissão composta por 10 elementos foi representada na reunião por São Silveirinha, Cláudia Portela, João Carrilho e Luís Pratas.
A reunião iniciou com a leitura de um memorando, por parte de São Silveirinha, que regista os acidentes ocorridos na EN373, os quilómetros mais críticos e as medidas consideradas pela Comissão como pertinentes para a resolução do problema que preocupa principalmente os campomaiorenses e elvenses que utilizam diariamente esta via. Luís Pratas referiu ainda o elevado número de veículos pesados que atravessam a Freguesia de Degolados actualmente bem como o aumento esperado num futuro próximo, com a criação da Plataforma Logística do Sudoeste Europeu, em Badajoz.
O Executivo Municipal sugeriu então a criação de um documento conjunto onde ficassem registadas as principais conclusões alcançadas nesta reunião, nomeadamente a identificação dos pontos críticos, a sinalética insuficiente de alguns setores, a identificação de troços onde se regista o maior número de acidentes, o possível reperfilamento longitudinal da estrada de Arronches e a avaliação do estado do traçado da EN373.
Este documento, após validação de ambas as partes, será enviado para as entidades competentes para que esta questão seja analisada com a maior brevidade possível.
O Presidente Ricardo Pinheiro informou ainda que a empreitada, motivo das recentes assinaturas do Projecto de Execução dos Acessos à Zona Empresarial de Campo Maior e Acordo de Colaboração entre a Infraestruturas de Portugal (IP) e o Município de Campo Maior no âmbito do Programa de Valorização das Áreas Empresariais, foi adiantada cerca de um mês pelo que se prevê que num espaço de 2 anos a Nova Variante de Acesso à Zona Industrial de Campo Maior seja uma realidade.
A Comissão de Utentes da Rede Viária do Caia informou ainda, no encerramento da reunião, que está agendada uma “marcha lenta” para o dia 24 de Maio.
Por fim, o Município de Campo Maior, na pessoa do seu Presidente e do Executivo Municipal, deixa uma palavra de apreço pela forma como esta Comissão rapidamente se formou, conseguindo juntar campomaiorenses dos mais variados sectores e de sensibilidades diversas.
Brevemente serão agendadas reuniões de trabalho com as entidades competentes, nomeadamente com o Ministério do Planeamento e Infraestruturas, com Comissão Interministerial para a Segurança Rodoviária e com a Infraestruturas de Portugal, de maneira a agilizar uma solução a curto prazo.
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