Campanha nacional de sensibilização para a poupança diária de água, lançada pela Agência Portuguesa do Ambiente


A Agência Portuguesa do Ambiente, devido às condições de seca em que se encontra a maior parte do país, lançou uma campanha nacional para apelar à poupança deste líquido.
Com o título “Vamos fechar a torneira à seca”, esta acção de sensibilização do Ministério do Ambiente, Águas de Portugal, Agência Portuguesa do Ambiente e ERSAR, pretende consciencializar a população para a poupança, recordando que um minuto de desperdício de água é o suficiente para garantir as necessidades básicas diárias de um milhão de pessoas.
Num altura em que 90 por cento do território nacional está em seca severa e extrema, o que levou à activação de um conjunto de medidas previstas no Plano de Prevenção, Monitorização e Contingência para Situações de Seca aprovado pela Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca criada em Junho passado, o mote é "Um minuto por dia, vamos combater a seca”.
Para esta campanha de sensibilização foi criado um microsite (www.fecheatorneira.pt) que terá informação sobre a seca e conselhos úteis para utilizar bem a água, sendo que esta lembra, em termos de números , que um minuto de torneira aberta representa cerca de 12 litros de água; se cada português mantiver a torneira aberta desnecessariamente, durante um minuto, tal representa um desperdício de 120 milhões de litros de água; e 120 milhões de litros de água garantem as necessidades básicas diárias de 1 milhão de pessoas.


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