O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência assinala-se hoje, 3 de Dezembro


O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se hoje, de de Dezembro.
Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.
A data tem como principal objectivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.
Cada ano, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, tem um tema específico, que pauta as actividades e eventos deste dia. Em 2016 o tema é "Alcançando 17 metas para o futuro que queremos", que chama atenção para os 17 objectivos de desenvolvimento sustentável da ONU e como estes objectivos podem criar um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência.
Em Portugal as variadas instituições realizam distintas actividades para celebrar o dia, tais como seminários, concursos de frases e ideias, almoços de gala, corridas, entrega de prémios, espectáculos de teatro, dança e cinema, entre outros, apelando à participação da população. As actividades levadas a cabo neste dia têm como fim de consciencializar a população da importância da integração das pessoas portadoras de deficiência na sociedade. As comemorações nacionais deste dia estão a cargo do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), I.P. Assim, no dia 3 de dezembro, Leiria vai receber as celebrações oficiais do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
Durante o dia, as famílias são convidadas a aprender Língua Gestual Portuguesa, Braille, a realizar atividades desportivas e lúdicas adaptadas e a assistir aos Concertos inclusivos da Fada Juju e de Natal.
Fonte: calendarr

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: O Campomaiornews activou a moderação e reserva-se ao direito de apagar os comentários abusivos e com linguagem inadequada. São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
Os comentários devem ser usados para esclarecer outros leitores sobre a actualidade ou criticar a abordagem noticiosa, recorrendo à linguagem clara e concisa. Os comentários publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores que, para tal se devem identificar com o nome verdadeiro.