O XXXVI Colóquio Nacional da Associação dos Trabalhadores da Administração Local (ATAM) iniciou-se na manhã desta quarta-feira, dia 16, no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas, sendo esperadas cerca de quatro centenas de pessoas, até sábado, dia 19, na cidade Património Mundial e de ambos os lados da fronteira.
A sessão de abertura contou com a presença do secretário de Estado das Autarquia Locais, Carlos Miguel; do presidente da direcção da ATAM, Francisco Correia, e do presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha.
Neste ato, o presidente da Associação sublinhou que Elvas, "Cidade Património Mundial, tem excelentes condições e infraestruturas para receber eventos deste género", acrescentando que o pólo Elvas - Badajoz representa um atractivo a vários níveis, "desde a cultura, ao ensino, a paisagem, à gastronomia. Tudo isto são atractivos para quem se quer impor e crescer", parabenizando o autarca de Elvas "pela cidade que tem e por ter recebido este colóquio".
Nuno Mocinha, presidente do Município, deixou uma palavra de boas-vindas, a todos os presentes, à cidade de Elvas", agradecendo também a escolha do concelho para a realização deste encontro de trabalho e troca de experiências, sublinhando que "acolhemos esta iniciativa em reconhecimento do trabalho qye a ATAM faz", e deixou um convite "para voltar a esta cidade magnífica, com um património e cultura ímpares".
O secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, sublinhou, na sua intervenção, o "excelente trabalho que tem feito à frente desta autarquia, em termos sociais e culturais", pelo presidente, salientando o seu "reconhecimento por todo o trabalho dos municípios, dos seus técnicos e todos os trabalhadores".
A iniciativa, integra o I Colóquio Transfronteiriço e o XIII Congresso da UDITE, e o programa engloba a discussão de vários temas como: “40 anos de democracia local – análise dos resultados alcançados”, SIMPLEX + - Medidas para simplificar a administração e desburocratizar processos nas autarquias locais”, “A reabilitação urbana e o programa de financiamento Reabilitar para Arrendar – habitação Acessível”, “Os fundos europeus – os pactos de desenvolvimento e coesão territorial, os planos estratégicos de desenvolvimento urbano e os planos de acção de mobilidade urbana sustentada”, entre muitos outros.
O colóquio inclui também uma conferência transfronteiriça, na sexta-feira, dia 18, que se realiza em Elvas no CNT e em Badajoz no IFEBA, em que será feita uma comparação de um governo municipal local, em Espanha e Portugal, no sentido de existir uma troca de experiências e no âmbito de uma Eurocidade, que conta com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, e do alcaide de Badajoz, Francisco Javier Fragoso.
No decurso deste evento está ainda programada uma visita ao Forte da Graça e um jantar de gala no mesmo local, bem como a Badajoz, com passagem pela Plaza Alta, Ayuntamiento, Catedral e Fuerte de San Cristobal.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: O Campomaiornews activou a moderação e reserva-se ao direito de apagar os comentários abusivos e com linguagem inadequada. São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
Os comentários devem ser usados para esclarecer outros leitores sobre a actualidade ou criticar a abordagem noticiosa, recorrendo à linguagem clara e concisa. Os comentários publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores que, para tal se devem identificar com o nome verdadeiro.