Imagem de Santa Beatriz da Silva no Kosovo como protectora do contigente militar da Missão de Paz

Fotos: Alfredo Souto Neves Côrte-Real (facebook)



Imagem da Santa Beatriz da Silva, a Santa de Campo Maior, primeira santa portuguesa, encontra-se em Missão de paz da NATO no KOSOVO (K-FOR), como protectora da mesma Missão e de todo os Militares envolvidos na mesma.
Portugal participa na força de manutenção de paz da NATO para o Kosovo desde Julho de 1999, com contingentes de diferentes dimensões e especialidades em regime de rotação semestral.
Actualmente, estão 189 militares portugueses em missão no Kosovo, mas o contingente já chegou a exceder os 300, como aconteceu de 1999 a 2001, ano em que a maior parte dos militares regressou a Portugal. A KFOR é actualmente composta por cerca de 5.000 militares de várias nacionalidades.
A protectora de todo este contingente militar, Beatriz da Silva nasceu em Campo Maior em 1424 e faleceu a 9 de Agosto de 1492 em Toledo, Espanha. A primeira santa portuguesa foi beatificada em 28 de Julho de 1926 pelo Papa Pio XI, e Canonizada em 3 de Outubro de 1976 pelo Papa Paulo VI. Foi a fundadora da Ordem da Imaculada Conceição (OIC). Santa Beatriz é celebrada no dia 1 de Setembro, precisamente no dia em que teve lugar a inauguração da Casa-Museu em sua evocação e do lançamento do livro "Vida e Obra de Santa Beatriz da Silva".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: O Campomaiornews activou a moderação e reserva-se ao direito de apagar os comentários abusivos e com linguagem inadequada. São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
Os comentários devem ser usados para esclarecer outros leitores sobre a actualidade ou criticar a abordagem noticiosa, recorrendo à linguagem clara e concisa. Os comentários publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores que, para tal se devem identificar com o nome verdadeiro.