Em Santa Eulália decorre o "Passar as águas" junto às margens da Barragem do Caia até 2ª-feira

Foto: Município de Elvas
Santa Eulália, a freguesia vizinha do concelho de Elvas, ruma, este fim-de-semana, para as margens da Barragem do Caia, para celebrar a romaria de ‘Passar as águas’, numa organização da Junta de Freguesia local.
A romaria, que tradicionalmente se comemora na segunda-feira de Pascoela, e em que os residentes iam passar o dia no campo, tem início, actualmente, mais cedo com as pessoas a aproveitarem o fim-de-semana. Muitos deles pernoitam no local, em tendas e roulottes, que conta com diversas estruturas para a diversão dos que ali passam os dias, como uma praça de touros e tendas para servir o almoço, que tradicionalmente é o ensopado de borrego.
Quanto ao programa do evento há a destacar este ano a 1ª. Prova de Resistência Motorizadas, onde vão poder participar motos nacionais, internacionais e Pit Bike, a decorrer no sábado, dia 2, pelas 8 horas, organizada pelas Relíquias de Santa Eulália e Grupo Motard de Campo Maior, que no final terá uma gincana para as crianças, almoço convívio (dia 3) e tourada à vara larga (dia 4). Nos dias do evento há ainda animação e comes e bebes garantidos.
O nome de ‘Passar as águas’ teve a sua origem na passagem de uma ribeira, que tinham que atravessar para irem ao outro lado dos campos, na época em que a maioria da população trabalhava na agricultura.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: O Campomaiornews activou a moderação e reserva-se ao direito de apagar os comentários abusivos e com linguagem inadequada. São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
Os comentários devem ser usados para esclarecer outros leitores sobre a actualidade ou criticar a abordagem noticiosa, recorrendo à linguagem clara e concisa. Os comentários publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores que, para tal se devem identificar com o nome verdadeiro.