A Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), intensificou, desde o dia 9 de Novembro de 2015 até ao passado dia 31 de Janeiro, em todo o território nacional, as acções de fiscalização em instalações fabris de produção de azeite com o objectivo de identificar situações de incumprimentos respeitantes ao funcionamento e licenciamento e ao encaminhamento e gestão de resíduos.
Das acções de fiscalização realizadas, foram registadas 67 Contra-ordenações e 47 suspeitos identificados (ver quadro em baixo), sendo 7 contra-ordenações e 2 suspeitos no distrito de Portalegre. As principais infracções foram: Rejeição de águas degradadas directamente para o sistema de disposição de águas residuais, para a água ou para o solo, sem mecanismos que assegurem a sua depuração; Falta de comprovativo de cumprimento dos Valores Limites de Emissão; Falta de controlo metrológico (balanças). Foi ainda registado um crime em Leiria, por contaminação de nascente fluvial com águas ruças provenientes de lagar, tendo sido identificado o responsável.
![]() |
Fonte: Comando Operacional da GNR |
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: O Campomaiornews activou a moderação e reserva-se ao direito de apagar os comentários abusivos e com linguagem inadequada. São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
Os comentários devem ser usados para esclarecer outros leitores sobre a actualidade ou criticar a abordagem noticiosa, recorrendo à linguagem clara e concisa. Os comentários publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores que, para tal se devem identificar com o nome verdadeiro.