No âmbito do Programa de Financiamento a projectos pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. – 2015, a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, através do Gabinete Alzheimer M@ior, candidatou dois projectos designados “Acessibil’Idades” e "Escola de Cuidar". Tendo os mesmos sido aprovados, é com satisfação que damos a conhecer os seus objectivos.
O projeto Acessibil’Idades pretende proporcionar um design inclusivo e personalizado no espaço institucional e reforçar a segurança da pessoa com demência no domicílio. Perante a constatação de que as instituições outrora não era pensadas em função da pessoa com demência e que o domicílio se torna inacessível para uma pessoa que apresenta desorientação espacio-temporal é necessário investir na melhoria das acessibilidades.
O projecto "Escola de Cuidar" pretende investir na transmissão de conhecimentos ao nível dos cuidados instrumentais e dos desafios psicológicos, sociais e emocionais que o decurso da doença vai revelar. Informar os cuidadores conduzirá a uma melhor performance no ato de cuidar, reduzindo os níveis de sobrecarga e capacitando-os para um cuidar mais preparado.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: O Campomaiornews activou a moderação e reserva-se ao direito de apagar os comentários abusivos e com linguagem inadequada. São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
Os comentários devem ser usados para esclarecer outros leitores sobre a actualidade ou criticar a abordagem noticiosa, recorrendo à linguagem clara e concisa. Os comentários publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores que, para tal se devem identificar com o nome verdadeiro.