As Festas do Povo Vistas do Céu. É um vídeo de Hélder Afonso, verdadeiramente espectacular. Com um perfil no facebook e um canal no Youtube, denominado Portugal Visto do Céu, Hélder Afonso brinda-nos com autênticas maravilhas.
"Viagem aérea sobre as maravilhosas Festas do Povo (Festas das Flores) de Campo Maior.
Já corremos Portugal de norte a Sul, já fomos a muitas festas e romarias, mas estas festas hão de ocupar um lugar no nosso top! Não só porque são um evento único, ruas cheias de gente de cor, mas acima de tudo porque nestas festas se nota o sentido de comunidade, a força e vontade de um povo, porque, afinal, as Festas do Povo de Campo Maior só se realizam quando a população da vila quer.
Vamos aguardar até 2017, e esperar que a UNESCO reconheça estas festas como uma “maravilha mundial”"
Vila de Campo Maior Foste Vila de Reinados Tens um Castelo imponente Lembrando os tempos passados Em tua janela há pujança Pois foi janela de Rei Eu, ainda bem criança Tantas vezes lá brinquei Hoje és sombra do passado Mas ainda assim tens beleza És o refúgio encantado Onde vai a camponesa Por entre as tuas muralhas Se avistam campos além De Searas espreguiçadas Nos braços da terra ‘’ Mãe’’ Ó camponesa ceifeira Com pandeireta tocando Teu cantar é melodia Quando tu andas bailando És arraçada em mourama Camponesa duma figa Nos teus olhos tens a alma Na pele a cor de uma espiga.
Nota: O Campomaiornews activou a moderação e reserva-se ao direito de apagar os comentários abusivos e com linguagem inadequada. São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos; São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença; Os comentários devem ser usados para esclarecer outros leitores sobre a actualidade ou criticar a abordagem noticiosa, recorrendo à linguagem clara e concisa. Os comentários publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores que, para tal se devem identificar com o nome verdadeiro.
Vila de Campo Maior
ResponderEliminarVila de Campo Maior
Foste Vila de Reinados
Tens um Castelo imponente
Lembrando os tempos passados
Em tua janela há pujança
Pois foi janela de Rei
Eu, ainda bem criança
Tantas vezes lá brinquei
Hoje és sombra do passado
Mas ainda assim tens beleza
És o refúgio encantado
Onde vai a camponesa
Por entre as tuas muralhas
Se avistam campos além
De Searas espreguiçadas
Nos braços da terra ‘’ Mãe’’
Ó camponesa ceifeira
Com pandeireta tocando
Teu cantar é melodia
Quando tu andas bailando
És arraçada em mourama
Camponesa duma figa
Nos teus olhos tens a alma
Na pele a cor de uma espiga.
Rosa Guerreiro Dias
15-4--1970
3-9-2015