Menus Paginas

Alentejo com “eventual falta de recursos humanos” para acompanhar “mudança no paradigma” do emprego, aponta Delegado Regional do IEFP (c/som)


A região Alentejo registou em outubro do presente ano, uma descida de 15,6% no número de desempregados inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), comparativamente ao mês homólogo de 2016, registando atualmente 19 825 desempregados.
Comentando os valores à RC, Arnaldo Frade, Delegado Regional do Alentejo do IEFP, afirma que “continuamos a ter uma descida em termos de comparação homóloga”.
A região Alentejo vive uma “mudança de paradigma”, passando de uma situação em que o número elevado de desempregados “nos anos de crise”, requereu uma forte intervenção das políticas públicas, para uma situação de descida constante do desemprego, “por comparação homóloga, numa conjuntura em que são dadas a conhecer intenções de investimento” que originarão um elevado número de postos de trabalho.
Se anteriormente o mercado de trabalho não conseguia absorver o elevado número de desempregados, a região Alentejo encontra-se agora perante a perspetiva de se virem a verificar investimentos para os quais existirá uma “eventual falta de recursos humanos” ao nível das qualificações necessárias para dar resposta às necessidades do mercado.
Esta mudança, aponta o Delegado Regional, “exige uma articulação muito forte entre as várias entidades que operam no território […] para que nenhuma intenção de investimento deixe de se concretizar por falta de recursos humanos”.

Ouça aqui as declarações



Notícia: Rádio Campanário

Sem comentários: