Menus Paginas

Poeiras do Norte de África atingem Portugal, alerta o Instituto do Mar e da Atmosfera


Uma concentração de poeiras vindas do Norte de África entra durante o dia de hoje em Portugal Continental, segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera, o que pode implicar medidas de protecção reforçadas para as populações mais vulneráveis.
Segundo Patrícia Gomes, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), de acordo com a informação disponível no final da manhã, estas poeiras vindas do Norte de África “entram na circulação de um anticiclone que está centrado na região de Cádiz” e deverão subir por Portugal Continental, podendo chegar até à Madeira.
Contudo, sublinhou a meteorologista, a camada de poeiras é pouco espessa e, mesmo podendo alastrar para Norte, a maior concentração será sempre na região Sul.
A especialista do IPMA disse ainda que estas poeiras deverão manter-se em Portugal Continental até meio do dia de sábado.
Numa nota disponível no site da Direcção-Geral da Saúde (DGS) a propósito da poluição atmosférica, as autoridades já tinham alertado para “uma persistência das condições meteorológicas desfavoráveis à dispersão dos poluentes, nos próximos dias, com efeitos adversos na qualidade do ar, e a ocorrência de eventos naturais de partículas nas regiões do Alentejo e Algarve”.
Na mesma informação, recordam que nos últimos dias foram excedidos o limiar de informação ao público do ozono e os valores-limite de dióxido de azoto e partículas em suspensão nalgumas zonas do território do Continente.
Atribuindo a situação às condições meteorológicas e à influência dos incêndios florestais, as autoridades lembram que esta libertação de poluentes para a atmosfera tem efeitos na saúde humana, sobretudo nas populações mais vulneráveis: crianças, idosos, grávidas, pessoas com problemas respiratórios crónicos e doentes do foro cardiovascular.

Sem comentários: