Menus Paginas

Dia Mundial da Alimentação assinalado com o tema “Mude o futuro da migração. Investir na segurança alimentar e no desenvolvimento rural”


O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de Outubro.
O dia 16 de Outubro marca o dia da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, em 1945.
A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em Novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Neste dia realizam-se muitas actividades relacionadas com a nutrição e a alimentação, com a participação de cerca de 150 países, incluindo Portugal. Todos as actividades e informações podem ser encontradas no site FAO.
Neste ano, o tema proposto pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) traz como tema “Mude o futuro da migração. Investir na segurança alimentar e no desenvolvimento rural.”
“O mundo está em constante movimento. Hoje e devido ao aumento de conflitos e instabilidade política, foram forçadas a fugir de suas casas mais pessoas do que em qualquer momento desde a Segunda Guerra Mundial. No entanto, a fome, a pobreza e um aumento de eventos climáticos extremos relacionados às mudanças climáticas são outros factores importantes que contribuem para o desafio de migração.
Grandes movimentos de população hoje apresentam desafios complexos que requerem uma acção global. Muitos migrantes chegam em países em desenvolvimento, criando tensões onde os recursos já são escassos, mas a maioria, cerca de 763 milhões movimento dentro de seu próprio país, em vez de no exterior.
Três quartos das pessoas em situação de extrema pobreza baseiam sua subsistência na agricultura e outras actividades rurais. Criando condições que permitam, especialmente os jovens, ficar em casa quando eles sentem que é seguro e que tem meios de vida mais resistentes, as populações rurais é um componente crucial de qualquer plano para realizar o desafio da imigração.
O desenvolvimento rural pode abordar fatores que forçam as pessoas a mover a criação de oportunidades de negócios e empregos para os jovens que não são apenas baseadas em culturas (como a pequena leiteira ou produção de aves, processamento de alimentos ou empresas hortícolas ). Ele também pode levar a uma maior segurança alimentar, a vida significa melhor acesso mais resistente, à protecção social, reduzindo os conflitos sobre recursos naturais e soluções para a degradação ambiental e as mudanças climáticas.
Ao investir no desenvolvimento rural, a comunidade internacional também pode aproveitar o potencial de migração para apoiar o desenvolvimento e aumentar a resiliência das comunidades de acolhimento e deslocados, lançando assim as bases para a recuperação a longo prazo e crescimento inclusivo e sustentável .
FAO está trabalhando com governos, agências da ONU, o setor privado, sociedade civil e comunidades locais para gerar evidências sobre padrões de migração e está a reforçar a capacidade dos países para abordar a migração por políticas de desenvolvimento rural . Nós ajudar os governos e parceiros como eles exploram o potencial de desenvolvimento da migração, especialmente em termos de segurança alimentar e redução da pobreza.

Migração e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A migração é parte do processo de desenvolvimento, como economias sofrem transformação estrutural e pessoas em busca de melhores oportunidades de emprego no seu país e além das suas fronteiras. O desafio é abordar os factores estruturais de grandes movimentos populacionais para fazer seguro migração, ordenada e regular. Assim, a migração pode contribuir para o crescimento económico e melhorar a segurança alimentar e meios de subsistência rurais, promovendo assim o progresso dos países em alcançar o desenvolvimento sustentável do Milênio.”

Para mais informações sobre O Dia da Alimentação e Acções da FAO, acesse: http://www.fao.org/world-food-day/2017/theme/es/
Fonte: FAO

Sem comentários: