Menus Paginas

Monumento em Homenagem aos Combatentes do Concelho de Campo Maior foi hoje inaugurado pelo Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes


O Monumento em Homenagem aos Combatentes do Concelho de Campo Maior foi hoje, dia 15 de Agosto, inaugurado, com a presença do Ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes.
A cerimónia decorreu na manhã de hoje, dia 15 de Agosto, integrada nas comemorações do 92º aniversário do Núcleo da Liga dos Combatentes de Campo Maior.
A sede do Núcleo, junto à Fonte Nova, foi o local escolhido para a recepção dos convidados. O hastear da bandeira Nacional e a inauguração da Exposição "Memórias do Combatente" marcaram o arranque do programa previsto.
A cerimónia de inauguração do Monumento em Homenagem aos Combatentes de Campo Maior, uma velha aspiração dos elementos do Núcleo local, decorreu pelas 11h30, na rotunda junto ao Centro Cultural, local onde se encontra o monumento que foi desenhado pelo arquitecto Eduardo Varandas dos Santos e esculpido por João de Paula. Neste monumento consta a inscrição dos nomes dos Combatentes campomaiorenses que tombaram em combate ao serviço da pátria.
Depois da inauguração do monumento, da deposição de Flores e da Benção do Monumento, já no auditório do Centro Cultural de Campo Maior - que registou uma grande afluência de pessoas-, teve lugar uma sessão solene onde foram efectuadas algumas intervenções. João Restolho, o Presidente do Núcleo dos Combatentes de Campo Maior, abriu a sessão, destacando o facto de nas comemorações do 92ª aniversário, ter sido possível inaugurar este monumento que era uma velha aspiração do núcleo.
O Comendador Rui Nabeiro também teve uma pequena intervenção, na qual afirmou que, não tendo sido um combatente, sempre se considerou como um combatente de rectaguarda, na defesa dos interesse dos seu território. Depois do Secretário geral da Liga, Lucas Hilário, foi a vez do Presidente do Município, Ricardo Pinheiro, que destacou o importante papel que o Núcleo da Liga dos Combatentes tem desempenhado em Campo Maior.
A encerrar  a sessão, Azeredo Lopes, Ministro da Defesa Nacional, enalteceu o facto de Campo Maior saber reconhecer, e registar a memória, dos seus combatentes ao inaugurar este monumento e salientou o papel das Forças Armadas no quotidiano Nacional, nomeadamente na intervenção que tem tido no terrível período de incêndios que se vive um pouco por todo o país.
Foram várias as entidades militares e civis, do concelho, da região e do país, que compareceram nesta cerimónia de comemoração do 92ª aniversário do Núcleo de Campo Maior da Liga dos Combatentes, no entanto destacamos a presença de dois ilustres campomaiorenses: a do Major General Rui Clero, recentemente nomeado Comandante Operacional da Guarda Nacional Republicana, e de José Mourato que desempenhou o cargo de Secretário de Estado da Defesa no Governo de Portugal, então chefiado por António Guterres.
Dois campomaiorenses, José Mourato, ex-Secretário de Estado da Defesa no governo de Guterres (à esquerda) e Rui Clero, Major General Chefe Operacional da GNR


Ouça as declarações de Azeredo Lopes, Ministro da Defesa Nacional, em Campo Maior

Notícias relacionadas:

Sem comentários: