Menus Paginas

Forúm de Empregabilidade Jovem decorreu em Campo Maior com a presença de Ministros de Portugal e Espanha

Vieira da Silva, Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Fátima Bañez, Ministra do Emprego e da Segurança Social de Espanha
e o Comendador Rui Nabeiro, Presidente da Associação Coração Delta. Foto: Rádio Campo Maior

O Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José Vieira da Silva, afirmou esta quarta-feira, em Campo Maior, que o projecto “PRO-MOVE-TE”, implementado em nove concelhos do Alto Alentejo, poderá ser alargado à escala nacional.
É um projecto desenvolvido em Espanha, “atravessou a fronteira” e vai ser replicado em 9 municípios da região (Alter-do-Chão, Campo Maior, Elvas, Fronteira, Marvão, Nisa, Portalegre, Ponte de Sôr e Sousel,) com o objectivo de combater o desemprego jovem.
Vieira da Silva sublinhou que o projecto piloto no âmbito da empregabilidade jovem, também copiado de Espanha e implementado em Campo Maior, o denominado “Lanzaderas” fez com que 70% dos intervenientes encontrasse emprego e, nesta senda, o “PRO-MOVE-TE” deverá também revelar-se um sucesso e ser alargado à escala nacional.
A apresentação do programa decorreu no Centro de Ciência do Café, em Campo Maior, e contou com a presença da Ministra do Emprego e da Segurança Social de Espanha, Fátima Bañez.
A governante resumiu este programa de inovação social em duas palavras, “atitude proactiva”, explicando que o mesmo nasceu da mobilização da sociedade civil na procura de emprego.
Fátima Bañez diz que a iniciativa para o emprego é um compromisso de ambos os Governos, de Portugal e Espanha e congratulou-se com os resultados alcançados com este programa que regista, no seu país, uma taxa de inserção de jovens no mercado de trabalho superior a 50%.
No Alto Alentejo o “PRO-MOVE-TE” é coordenado pela Associação Coração Delta, presidida pelo Comendador Rui Nabeiro.
Em declarações à Rádio Portalegre, Rui Nabeiro, disse que a Delta não podia ficar de fora de um projecto desta natureza, por ser uma empresa cada vez mais virada para a área social e sensível às questões de empregabilidade.
O “PRO-MOVE-TE” já está no terreno e vai desenvolvido até 2020, com três edições por ano.

Sem comentários: