Menus Paginas

Major-General Rui Clero, oficial campomaiorense, vai ser o próximo comandante operacional da GNR, a nível nacional


O major-general Rui Clero, um oficial campomaiorense, está de saída da Região onde durante 15 meses desempenhou as funções de comandante operacional e comandante da Zona Militar da Madeira. De acordo com a notícia publicada pelo Campomaiornews em, Março de 2017, Rui Clero vai ser o próximo comandante operacional da GNR, a nível nacional.
Em declarações ao JM, na Quinta Vigia, após a apresentação de cumprimentos de despedida ao presidente do Governo Regional, Rui Clero fez um balanço positivo da missão que cumpriu na Região.
Segundo disse, foram «15 meses intensos de missão» que lhe permitiram desenvolver ações no âmbito do treino operacional, da formação e do recrutamento.
«Utilizámos o Porto Santo com maior frequência e a nível de recrutamento conseguiu-se aumentar o efetivo. Foi inaugurada uma unidade de saúde no Regimento, bem como uma cozinha que permite a confeção centralizada das refeições. A nível de planeamento de infraestruturas, está tudo a correr bem, posso dizer que saio de coração cheio», assinala assim alguns dos pontos marcantes da missãi cumprida na RAM.
Rui Clero considera a Madeira «um lugar agradabilíssimo», bem como as pessoas com quem conviveu, tanto as que estiveram sob o seu comando como também as entidades da sociedade civil com quem se relacionou durante o desempenho da missão que agora termina, não esquecendo que continuará a ter uma ligação à Região, agora como comandante nacional da GNR.
No próximo dia 6, toma posse no Comando Operacional e Comando da Zona Militar da Madeira, o major-general Carlos Perestrelo, atual comandante da Brigada de Ação Rápida do Exército.
Esta manhã, Rui Clero apresentou também cumprimentos de despedida ao juiz conselheiro Ireneu Barreto, Representante da República para a RAM.
Notícia: JM Madeira


Resenha Biográfica de Rui Clero

O Major-General, RUI MANUEL CARLOS CLERO nasceu em Macau, tem 54 anos de idade e 36 anos de serviço. Foi promovido ao actual posto em 3 de Dezembro de 2012. Está habilitado com os Cursos de Artilharia da Academia Militar, de Promoção a Oficial Superior, de Estado-Maior e de Promoção a Oficial General.
Ao longo da sua carreira, prestou serviço em várias Unidades, Estabelecimentos e Órgãos do Exército, das Forças Armadas e da OTAN. No Centro de Instrução de Artilharia Antiaérea de Cascais, de 1984 a 1992, foi instrutor aos vários cursos e desempenhou diversas funções de comando. No Instituto de Altos Estudos Militares, entre 1992 e 1998, foi professor na Área de Ensino de Táctica, tendo em 1996 e 1997, acumulado estas funções com as de Assessor e Ajudante-de-Campo do General Chefe do Estado-Maior do Exército. Desempenhou as funções de Chefe de Gabinete do Director de Administração e Mobilização de Pessoal, antes de, em 1999, ter sido nomeado como Adjunto do Representante Militar Permanente de Portugal junto do Comité Militar da OTAN e da União Europeia em Bruxelas. Durante três anos foi representante nacional em vários grupos de trabalho relacionados com a Política Europeia de Segurança e Defesa. De 2002 a 2004, desempenhou a função de Chefe do Estado-Maior do Campo Militar de Santa Margarida e da Brigada Mecanizada Independente tendo sido posteriormente nomeado para a função de Assessor Militar do Comandante do Quartel-General Conjunto da OTAN em Lisboa, função que desempenhou até à sua nomeação como Comandante do Regimento de Artilharia nº 5.
Comandou o Regimento de Artilharia nº 5 de Julho de 2005 a Dezembro de 2006.
Em 2007, no âmbito da presidência Portuguesa da União Europeia, presidiu ao Grupo de Trabalho de Desenvolvimento de Capacidades. De 2008 a 2009 foi Assessor de Relações Externas de Defesa do Ministro da Defesa Nacional.
De Setembro 2010 a Abril de 2012 foi 2º Comandante da Brigada de Intervenção, tendo assumido, depois dessa data, as funções de Director de Serviços de Relações Internacionais, na Direcção-Geral de Política de Defesa Nacional. De 18 de Fevereiro 2013 a 20 de Novembro de 2015 desempenhou a função de Chefe de Gabinete do Ministro da Defesa Nacional, dos XIX e XX Governos Constitucionais.
Da sua folha de serviços constam 17 louvores, dos quais 3 concedidos pelo Ministro da Defesa Nacional, 2 pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, 4 pelo General Chefe do Estado-Maior do Exército, 4 por Oficiais Generais e 4 por outras Entidades. Possui várias condecorações, de que se salientam: a Ordem Militar de Avis, grau de Grande Oficial; cinco medalhas de Serviços Distintos; Medalha de Mérito Militar de 1ª, 2ª e 3ª classe; Medalha da Defesa Nacional 1ª Classe; Cruz de S. Jorge, 1ª Classe; Cruz Naval, 1ª Classe; Medalha de D. Afonso Henriques 1ª Classe; Medalha de Comportamento Exemplar; e, a Medalha da Defesa Nacional da República Francesa.
É casado com Dona Maria João Silveira Monteiro Clero e têm duas filhas.

Notícias relacionadas:


Sem comentários: