Menus Paginas

Sessão de Assinatura dos Termos de Aceitação dos Projetos no Âmbito do Património de toda a região alentejana decorreu em Campo Maior


O Centro Cultural de Campo Maior foi o palco, na tarde de hoje, dia 9 de Fevereiro, para receber a Sessão de Assinatura dos Termos de Aceitação dos Projectos no âmbito do Património, aprovados no contexto do Programa Operacional Regional do Alentejo – Alentejo 2020 | Portugal 2020.
A  cerimónia contou com a presença do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, e do Presidente da Comissão Directiva do Alentejo 2020, Roberto Pereira Grilo, que presidiram à sessão onde foram assinados 32 projectos de toda a região, entre os quais está a obra de Requalificação da Fortificação Abaluartada de Campo Maior.

O Projecto de Campo Maior
A Candidatura para a Requalificação da Fortificação Abaluartada de Campo Maior, no valor de cerca de 5 milhões de euros, foi aprovada no dia 10 de Janeiro de 2017. Recorde-se que esta candidatura foi submetida no âmbito do Alentejo 2020 na vertente Património Natural e Cultural.
A candidatura, cujo promotor é a Direcção Regional de Cultura do Alentejo, resultou de um Acordo de Colaboração para a Requalificação dos Edifícios Situados no Interior do Castelo de Campo Maior e da Fortificação Abaluartada de Campo Maior e Respectiva Envolvente, assinado entre o Município de Campo Maior e a Direcção Regional da Cultura.
Ao Campomaiornews, Ricardo Pinheiro, Presidente do Município, mostrou-se (na altura) satisfeito afirmando que "esta é uma excelente notícia para Campo Maior que vai permitir a recuperação de uma zona que se encontrava bastante degradada há vários anos e que agora, depois de recuperada e valorizada, permitirá a atracção de turistas para Campo Maior". De acordo com o autarca, prevê-se que o início das obras tenha lugar dentro de três a quatro meses.

Declarações de Ricardo Pinheiro, Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, no seu perfil no facebook, sobre a importância deste acto.

"A todos os CAMPOMAIORENSES que vivem no nosso Concelho, a todos os que residem no nosso país e espalhados pelos quatro cantos do mundo, partilho convosco um momento histórico para Campo Maior e para todos nós, a assinatura dos termos de aceitação do Projeto de Recuperação da Fortificação Abaluartada de Campo Maior.
Um momento em que vamos passar do papel e das apresentações, para avançar com esta magnífica obra para recuperar o nosso património, a nossa história.
Obrigado a todos os campomaiorenses, a todos os técnicos do Município pelo vosso trabalho e pelo vosso apoio.
Agradecer à Direção Regional da Cultura do Alentejo na pessoa da Diretora Regional,Dra Ana Paula Amendoeira, à CCDR Alentejo na pessoa do Presidente, Dr. Roberto Grilo e ao Sr. Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Dr Pedro Marques, pela forma como encararam a importância deste projeto para o desenvolvimento de Campo Maior e do Alentejo. Obrigado, muito obrigado!"

Ouça as declarações de Ricardo Pinheiro, no dia 3 de Fevereiro de 2016, sobre este projecto


Vídeo do Município de Campo Maior sobre o Projecto de Recuperação da Fortificação


Notícias relacionadas:


Sem comentários: