Menus Paginas

Saiba como proteger do frio e quais os cuidados a ter com as suas instalações de água


A Aquália, através da sua concessionária em Campo Maior, a Aquamaior, lembra algumas actuações básicas para evitar incidências nas instalações particulares em consequência das baixas temperaturas que se fazem sentir.
De acordo com a empresa, as baixas temperaturas podem causar incidências, principalmente nas zonas mais isoladas, se os contadores de água ou as instalações exteriores particulares não estiverem convenientemente isoladas, especialmente se a fachada do imóvel está virada para Norte.
Assim sendo, se existirem condutas particulares de água sujeitas às intempéries ou susceptíveis de sofrer problemas de congelação, devem estar protegidas com algum tipo de material isolante, como, por exemplo, a fibra de vidro ou o cartão de papel.
Além disso, deve comprovar se a caixa onde o contador se encontra está em bom estado para evitar riscos desnecessários. Em caso de congelação, não convém forçar as torneiras de passagem. Se detectar que a instalação apresenta sinais de congelação, deve aplicar ar quente na zona afectada e protegê-la posteriormente com algum material isolante.
Outra das medidas mais eficazes, quando não vai fazer uso da água durante um período prolongado de tempo, passa por fechar a torneira de passagem e esvaziar a instalação interior.
Uma vez passadas estas semanas mais frias, a Aqualia recomenda que se verifiquem as instalações interiores para comprovar que não existem fugas. Se visivelmente não se detectar uma fuga, é essencial controlar que o contador não regista qualquer consumo de água, assegurando-se que todas as torneiras estão fechadas e os electrodomésticos não estão a funcionar.
Se, por outro lado, se observar uma fuga de água, aconselha-se a realização das devidas reparações, tão rápido quanto possível, evitando, desta forma, danos materiais e um consumo desnecessário de água. É importante relembrar que a manutenção da instalação interior é uma responsabilidade individual de cada utente do serviço de águas.

Sem comentários: