Menus Paginas

Morreu Mário Soares, ex-Primeiro Ministro e Ex-Presidente da República Portuguesa, aos 92 anos


O ex-presidente da República, Mário Soares, morreu hoje, dia 7 de Janeiro de 2017, às 15h28m no Hospital da Cruz Vermelha em Lisboa. Mário Soares contava 92 anos de idade e encontrava-se, desde o dia 13 de Dezembro, internado naquela unidade hospitalar, com o seu estado de saúde a agravar-se progressivamente.
Mário Alberto Nobre Lopes Soares, nasceu em Lisboa no dia 7 de Dezembro de 1924, sendo um político de profissão e vocação, co-fundador do Partido Socialista, a 19 de Abril de 1973, tendo um longo percurso de oposição ao antigo regime, actividades que levariam o governo de Salazar a deportá-lo para São Tomé, onde permaneceu até que o governo de Marcelo Caetano lhe concedeu o exílio em França.
Após a revolução de 25 de Abril, Mário Soares afirmou-se como líder partidário, tendo chefiado o Governo, como Primeiro-Ministro dos I, II e IX Governos Constitucionais, com um papel muito importante na adesão de Portugal à então CEE. Mas, o seu legado mais importante na história do País, foi quando desempenhou a função de Presidente da República durante dois mandatos, entre 1986 e 1996. No final da sua vida política, Mário Soares candidatou-de ainda uma vez mais à Presidência da República no ano de 2006, não conseguindo ser eleito.
O Governo vai decretar, a partir da próxima segunda-feira, três dias de luto nacional, e prestar honras de estado a Mário Soares.
Conheça aqui, no sítio da Presidência da República, o curriculum político e pessoal de Mário Soares.

Sem comentários: