Menus Paginas

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência assinala-se hoje, 3 de Dezembro


O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se hoje, de de Dezembro.
Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.
A data tem como principal objectivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.
Cada ano, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, tem um tema específico, que pauta as actividades e eventos deste dia. Em 2016 o tema é "Alcançando 17 metas para o futuro que queremos", que chama atenção para os 17 objectivos de desenvolvimento sustentável da ONU e como estes objectivos podem criar um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência.
Em Portugal as variadas instituições realizam distintas actividades para celebrar o dia, tais como seminários, concursos de frases e ideias, almoços de gala, corridas, entrega de prémios, espectáculos de teatro, dança e cinema, entre outros, apelando à participação da população. As actividades levadas a cabo neste dia têm como fim de consciencializar a população da importância da integração das pessoas portadoras de deficiência na sociedade. As comemorações nacionais deste dia estão a cargo do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), I.P. Assim, no dia 3 de dezembro, Leiria vai receber as celebrações oficiais do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
Durante o dia, as famílias são convidadas a aprender Língua Gestual Portuguesa, Braille, a realizar atividades desportivas e lúdicas adaptadas e a assistir aos Concertos inclusivos da Fada Juju e de Natal.
Fonte: calendarr

Sem comentários: