Menus Paginas

Área ardida triplicou, em 2016 as chamas consumiram 1500 hectares no Alto Alentejo


Em 2016 a área ardida no Alto Alentejo triplicou em relação ao mesmo período do ano passado. Desde o início da fase charlie, a mais crítica de combate a incêndios, a 1 de Julho, as chamas consumiram 1500 hectares de floresta, mato e área agrícola, no distrito de Portalegre, mais mil hectares do que em 2015.
Segundo Luís Belo Costa, comandante distrital de Operações de Socorro de Portalegre, o incêndio de maiores proporções consumiu 600 hectares no concelho de Alter do Chão e teve origem numa carrinha que provocou 32 ignições.
Belo Costa, Comandante distrital CDOS Portalegre
Belo Costa explica ainda que o facto do Governo ter adiado o fim do período critico de incêndios para 15 de Outubro, tendo em conta as altas temperaturas previstas no inicio do Outono, tem apenas a ver com medidas preventivas e restrições ao uso do fogo.
O dispositivo de combate a incêndios vai, conforme estava previsto, sofrer uma retracção já a partir desta sexta-feira, com o fim da fase charlie.
Durante a chamada fase delta, que arranca sábado, dia 1 de Outubro, no distrito de Portalegre vão permanecer em empenhamento permanente 4 equipas de combate a incêndios e 2 equipas logísticas, um total de 26 elementos e 7 veículos.

Sem comentários: