Menus Paginas

Notas sobre o Coreto de Campo Maior

Foto: alemcaia
O primeiro coreto de Campo Maior, foi construído totalmente em madeira, na transição do séc. XIX para o séc. XX. Foi instalado no local onde anteriormente estivera localizado o Pelourinho.
A actual Praça da República, que então se chamava Praça D. Luís, mas que o povo designava como Praça Nova, tornara-se a centro da vila substituindo nessa função o antigo Largo Barão de Barcelinhos, vulgarmente designado por Terreiro. Os mercados que aí se realizavam passaram para a Praça que se tornou também o espaço em que se realizavam as feiras, estendendo-se estas pelas ruas de S. Pedro (actual Major Talaya) e Canada (actual 13 de Dezembro), As feiras foram depois transferidas para a Avenida. 
Numa época em que a vila estava ainda cercada pela barreira fechada das suas muralhas, a Praça, era também o espaço de passeio público onde as senhoras se passeavam à noite quando o estado do tempo o permitia. O coreto foi aí instalado para animar o passeio público nos dias festivos. Campo Maior chegou a ter duas bandas filarmónicas, entre as quais existia uma grande rivalidade, pois estavam ligadas às opções políticas dos seus habitantes.
Esse coreto de madeira foi transferido para o seu actual local quando foi construída a Avenida, mas foi-lhe construída uma nova base em alvenaria. Mais tarde, o mestre Ilídio, um dos grandes "mestres ferreiros", que então existiam em Campo Maior, construiu-lhe a cobertura em ferro forjado que foi destruída para, em seu lugar ser colocado o actual coreto.
Publicado por: alemcaia | link do post


Sem comentários: