Menus Paginas

Apresentação das candidaturas da Eurocidade Badajoz-Elvas-Campo Maior ao Interreg teve lugar no Centro da Ciência do Café na vila raiana

A apresentação das candidaturas da Eurocidade Badajoz-Elvas-Campo Maior à convocatória do Interreg V-A teve lugar na manhã de ontem, terça-feira, 1 de Março, no Centro da Ciência do Café, na Herdade das Argamassas, no concelho de Campo Maior.
Nesta acto estiveram presentes o alcaide de Badajoz, Francisco Fragoso, e os presidentes das Câmaras Municipais de Elvas, Nuno Mocinha e Campo Maior, Ricardo Pinheiro. As candidaturas agora apresentadas envolvem o Projeto GURA (Guardiães da Raia) e o Projecto EUROBEC (Construindo a Eurocidade). O GURA prevê ações sobre o património de Badajoz, Elvas e Campo Maior, para lá de acções conjuntas. O EUROBEC inclui estruturas de governabilidade da Eurocidade, desenho estratégico da Eurocidade e microações de cooperação.
O GURA foi apresentado pelo autarca de Elvas, Nuno Mocinha, e prevê ações sobre o património de Badajoz, Elvas e Campo Maior, no âmbito da recuperação do património fortificado nas três localidades para ampliar a oferta turística, cultural e patrimonial, prevendo-se posteriormente a sua integração num único circuito turístico, num total de 17 projetos de recuperação, dos quais 6 em Elvas, 4 em Badajoz e 7 em Campo Maior.
Na vila de Campo Maior, o projeto GURA vai incidir, sobretudo, em requalificações na aldeia de Ouguela: “vamos recuperar a Atalaia de São Pedro de Ouguela, recuperar as portas de madeira das fortificações de Campo Maior e Ouguela, instalar espaços museológicos nas fortificações de Campo Maior e Ouguela, recuperar a Atalaia do Gato, recuperar as fortificações de Ouguela, colocar iluminação cénica na fortificação de Ouguela e colocar infraestruturas de sinalização e elementos identificativos nas fortificações de Campo Maior”, referiu Ricardo Pinheiro, presidente da câmara de Campo Maior.
Neste projeto está também contemplada a criação de uma Escola de Artes e Ofícios do Património, para formar e qualificar profissionais especializados nas técnicas e materiais de reabilitação, que ficará sedeada em Elvas. O projeto envolve ainda a promoção e divulgação conjunta do património.
No GURA está previsto um investimento de mais de 6 milhões de euros, que inscreverá para financiamento do programa cerca de 75 por cento deste montante, a realizar-se entre 2016 e 2019.
O EUROBEC, apresentado por Ricardo Pinheiro, inclui estruturas de governabilidade da Eurocidade, desenho estratégico da Eurocidade e microacções de cooperação, onde se apontam várias acções, entre as quais: a criação de uma agenda comum (cultural e desportiva), elaboração do plano estratégico da Eurocidade cooperação sustentável, criação do cartão Eurocidade, criação do Observatório e um plano de comunicação conjunto entre as três localidades. Este projecto pressupõe um investimento na ordem dos 900 mil euros, e também ele será inscrito para financiamento na ordem dos 75 por cento.

Campo Maior integra a Euro-Cidade juntamente com Elvas e Badajoz
Vídeo do Município de Campo Maior explicativo da Eurocidade

Sem comentários: